A Prefeitura Municipal de Patos de Minas informou nesta quinta-feira (12) que o município está com 69 casos ativos (na janela de transmissão) de Covid-19, sendo três pacientes internados. Esta semana, até o momento, estão registrados 45 testes positivos. No balanço referente à última semana (1º a 7/1), são 134 confirmações da doença.

De acordo com a Assessoria de Comunciação, o uso da máscara é recomendado, especialmente em ambientes fechados e para grupos de risco (idosos e imunocomprometidos, por exemplo). As pessoas também não devem se esquecer de higienizar as mãos e das demais medidas de higiene.

Se estiver com sintomas gripais leves ou moderados, deve ser procurada a USF de referência para fazer o teste rápido. Em caso de resultado positivo, isole-se por pelo menos sete dias completos após o início dos sintomas (tempo para paciente sem febre e sem o uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas e ausência dos sintomas). A UPA é preferencialmente para atendimento a casos graves.

Com relação às vacinas, a quarta dose está disponível para a faixa etária de 30 anos ou mais, com intervalo mínimo de 4 meses da dose anterior. As doses são ofertadas conforme o estoque é abastecido pelo Ministério da Saúde/Governo de Minas Gerais.