A situação da pandemia em Patos de Minas continua exigindo cuidados especiais da população. Nesta quinta-feira (06), a Prefeitura Municipal informou que houve nas últimas horas 260 novos casos de coronavírus. A procura por atendimento nas unidades de saúde aumentou consideravelmente, mas as internações continuam em baixa.

De acordo com o boletim municipal, a Capital do Milho passou de 18.095 casos para 18.355. Foram 138 confirmados somente hoje. Enquanto havia 227 pessoas se recuperando em casa na quarta, hoje já são 470. O número de óbitos permaneceu o mesmo e as internações se mantiveram em baixa, no entanto há 2 pacientes de Patos de Minas internados em leitos de UTI. Incluindo da região, são 7, sendo 4 em leitos clínicos e 3 em UTIs.

A gravidade do cenário é muito diferente do que foi verificado no ano passado, quando não havia vacina. Poucas pessoas ficaram internadas, mas é preciso manter os cuidados. A Prefeitura Municipal iniciou uma campanha para conscientizar as pessoas. A campanha pede para as pessoas não se aglomerarem, se vacinarem conforme as doses indicadas, usarem a máscara e continuarem a higienizar as mãos.

Também informa sobre o fluxo de atendimento a pacientes com síndrome respiratória. Os pacientes que estiverem com tosse, dor de garganta ou coriza seguida ou não de: perda de olfato e paladar, diarreia, febre e calafrios devem procurar as Unidades de Saúde da Família-USFs que funcionam das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

A UPA deve ser procurada preferencialmente nos casos moderados- tosse persistente, febre persistente ou com outros sintomas gripais ou presença de fator de risco- e casos graves- dispneia/desconforto respiratório, ou pressão persistente no tórax, ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.

A Prefeitura também preparou uma nova Unidade de Saúde para atender pacientes com sintomas respiratórios. O novo ponto de atendimento fica na esquina da rua Dona Luíza com a rua Rui Barbosa, no bairro Lagoa Grande, e funcionará todos os dias da semana, das 7h às 19h, para testagem e atendimento médico inicial. O funcionamento deve começar nos próximos dias, com a data exata ainda a ser divulgada, assim como informações mais detalhadas.