Concluída a apuração dos votos do primeiro turno das Eleições Gerais de 2014, o resultado das urnas em Patos de Minas traz algumas surpresas. Os dois candidatos a deputado federal, José Humberto Soares e Elmiro Nascimento não conseguiram se eleger. Com isso, Patos de Minas que chegou a ter três deputados federais, passará os próximos quatro anos sem nenhum representante no Congresso Nacional.

Prejuízo também na Assembleia Legislativa de Minas. O município lançou dois candidatos na disputa para deputado estadual, mas apenas o médico Hely Tarquinio conseguiu garantir sua cadeira no Legislativo Mineiro. O médico cirurgião de 74 anos obteve 80.030 votos e foi o segundo candidato mais votado de seu partido, o PV. Beia Savassi teve apenas 35.415 votos e ficou distante de ser eleita.

Lideranças de Patos de Minas lamentaram o resultado das urnas. O presidente do PSD, Arnaldo Queiroz de Melo Júnior, disse que a falta de representação na Câmara dos Deputados vai representar um prejuízo incalculável para o município, já que a maior parte dos recursos públicos está concentrada no plano federal. Arnaldo lamentou a decisão de Elmiro Nascimento se lançar candidato a deputado federal, dificultando a eleição de José Humberto Soares.

Na eleição de 2010, Elmiro Nascimento abriu mão de lançar um candidato a deputado federal e José Humberto conseguiu se eleger pelo PHS. Dois anos depois, José Humberto e Elmiro Nascimento ficaram em lados opostos nas eleições municipais, sendo que Pedro Lucas, o candidato apoiado por José Humberto saiu vitorioso. Desta vez, com a divisão dos votos, José Humberto acabou não sendo eleito.

Por outro lado, o município sai fortalecido no plano do Executivo Estadual. A eleição de Fernando Pimentel põe novamente um patense na cadeira de vice-governador do estado. O atual deputado federal, Antônio Andrade, foi peça importante para a vitória no primeiro turno e será fundamental para o desempenho do Governo de Minas.

A expectativa, principalmente das lideranças do PMDB, é de que Antônio Andrade consiga atender as demandas da região. Fernando Pimentel e Antônio Andrade foram eleitos prometendo fazer um governo mais participativo e voltado para melhorias na educação, na saúde e na segurança pública.