Uma solenidade no estacionamento da Prefeitura Municipal marcou o início das atividades do Maio Amarelo em Patos de Minas. O mês será todo dedicado aos cuidados, educação e respeito ao trânsito. O evento contou com a participação de várias autoridades da cidade além da banda da Polícia Militar, agentes de trânsito e do pessoal que trabalha na secretaria de trânsito da cidade.

De acordo com o Secretário de Trânsito, Paulo Henrique Caixeta, a campanha Maio Amarelo este ano vem com o tema: Juntos Salvamos Vidas. Segundo ele, a responsabilidade de um trânsito seguro é de todos os motoristas, ciclistas e pedestres. Paulo contou que a secretaria vem trabalhando para realizar melhorias como um todo no trânsito da cidade. “O número de veículos aumentou consideravelmente aqui na cidade e nós estamos percebendo que as pessoas estão cada vez respeitando menos as sinalizações e as leis de trânsito” disse ele.


O Secretário disse ainda que a prefeitura está trabalhando junto com a Polícia Militar para coibir criminosos por meio do olho vivo além de estar trabalhando na questão dos semáforos. O secretário disse que os postes dos semáforos não são trocados a mais de 20 anos. Ele ressaltou que o trabalho será intensificado no sentido de educar motoristas por meio de palestras e blitz educativas.


Quem também conversou com a nossa reportagem foi a vice-prefeita Sandra Gomes. De acordo com ela, todas as demandas referentes ao trânsito que chega até a cidade administrativa são avaliadas. Ela ressaltou que o trânsito é uma realidade muito preocupante na capital do milho. A vice-prefeita ressaltou que é necessário trabalhar a conscientização do trânsito durante todo o ano e não só durante o mês de maio.


Quem auxilia na questão do trânsito são os próprios agentes contratados pela prefeitura. De acordo com a Gerente de Fiscalização, Josi Ribeiro, no momento 7 agentes realizam a conscientização dos motoristas na cidade. Segundo ela, o trabalho é muito importante uma vez que eles orientam, conversam e a última medida é a autuação do motorista. “O nosso objetivo é que o trânsito flua e que vidas sejam preservadas. Além disso, nosso intuito maior é que a população se sinta segura” disse ela. Em relação as filas duplas principalmente na porta de escolas, ela disse que um trabalho está sendo feito e que os motoristas estão sendo advertidos.