A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas passa a contar a partir de agora com um ambulatório para tratamento de pacientes com obesidade. Serviço inédito no município, o Ambulatório oferecerá local específico para tratar a doença. Pessoas que aguardavam tratamento fora do domicílio já começaram a ser atendidas e logo a agenda será aberta para novos pacientes.

O Ambulatório da Obesidade está instalado na Clínica de Especialidades Médicas, que fica no Bairro Nova Floresta, onde funcionava a Secretaria Municipal de Saúde. Para ter acesso ao atendimento, as pessoas precisam procurar a USF mais próxima de sua casa, para serem encaminhadas para tratamento.

Para ter acesso ao tratamento é preciso preencher alguns critérios, como ser maior de 16 anos e atender aos requisitos estabelecidos pelo SUS para a realização de cirurgia bariátrica, como a lista do IMC:

-igual ou maior que 50;

-igual ou maior que 40 e que não tiveram sucesso no tratamento clínico, realizado por no mínimo dois anos;

-igual ou maior que 35, com comorbidades (diabetes melito e/ou hipertensão arterial de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas) sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos.

As consultas serão intercaladas e, caso não haja contraindicação para o procedimento, serão feitos exames laboratoriais, de imagem, endoscopia e avaliação por uma equipe multiprofissional. O cirurgião geral responsável fará a avaliação e a definição do método cirúrgico a ser realizado. Os pacientes ainda podem ser encaminhados, a critério médico, para avaliação pneumológica, psiquiátrica ou de alguma outra especialidade, se necessário.

As pessoas que não se enquadrarem nos critérios para o Ambulatório de Obesidade serão encaminhadas para atendimento especializado. Esses pacientes serão triados pelas USFs e acompanhados pelo clínico da unidade e pela equipe multiprofissional da Atenção Básica.