Patos de Minas vai ganhar um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF. O Acordo de Cooperação Técnica que vai permitir a criação do órgão na cidade foi assinado na tarde dessa quinta-feira (14) por representantes da Receita Federal em Uberlândia/MG e da Faculdade Patos de Minas (FPM).

Com a criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, a Receita Federal, em parceria com as instituições de ensino superior, pretende promover uma melhor  qualificação dos futuros profissionais de Contábeis, disponibilizar a  prestação de serviços fiscais a contribuintes carentes e  desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade.

“O NAF traz benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto: a Receita Federal, a sociedade, a instituição de ensino e os alunos. A Receita Federal dissemina o conhecimento fiscal, contribuindo para a diretriz internacional de melhoria contínua de programas de assistência tributária. Os contribuintes que não têm acesso ao serviço de um escritório de Contabilidade conseguem obter orientação contábil e fiscal de forma gratuita. Os estudantes chegam melhor capacitados ao mercado de trabalho. E as instituições de ensino formam melhores profissionais e aumentam o envolvimento com a comunidade”, diz a Receita Federal.


A parceria firmada oferece treinamento aos alunos e professores da Faculdade Patos de Minas. Em contrapartida a FPM oferece a estrutura e os professores, que serão responsáveis por orientar os alunos para maximizar o atendimento e solucionar as possíveis pendências que os atendidos possam vir a ter junto a Receita Federal do Brasil. Os diretores da FPM destacaram a importância do Núcleo, não só para a formação dos alunos de contábeis, mas também para disponibilizar os serviços contábeis a microempreendedores e pessoas carentes de forma gratuita.