Além dos números recordes na geração de empregos, com mais de 3.800 vagas de janeiro a abril e o segundo lugar em todo o Estado, Patos de Minas também se destaca na formalização de novos Microempreendedores Individuais, os chamados MEIs. Somente nos primeiros cinco meses do ano mais de 1.000 pessoas formalizaram o próprio negócio.

O Programa Microempreendedor Individual foi criado em 2008 para beneficiar profissionais autônomos e aquelas pessoas que possuíam um micro negócio. Ao se inscrever como MEI, esses profissionais passam a ter um CNPJ, emitir nota fiscal e a terem obrigações e direitos jurídicos. Os Microempreendedores Individuais pagam uma taxa que varia em torno de R$ 50,00, mas passam a ter direitos como à aposentadoria, licença maternidade e afastamento remunerado por problemas de saúde.

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, informou que não tem medido esforços para tornar o tempo de liberação de alvarás o mínimo possível. O resultado é que somente nos primeiros meses de 2022, o município formalizou a criação, 1.015 novas empresas.

A abertura de novas empresas, independente do tamanho delas, contribui para o crescimento da economia do município, para a geração de empregos e de renda para a população.