Patos de Minas está entre os três municípios do Estado com melhor desempenho na vacinação da população contra a Covid-19. Até a última semana, a Prefeitura já havia aplicado quase 64 mil doses de vacinas no público alvo estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização – PNI. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde deverá publicar novo calendário de vacinação.

Da população de 153.585 habitantes, Patos de Minas já vacinou 42.102 pessoas com primeira dose (27,41% da população) e 21.703 pessoas com primeira e segunda dose (14,13% da população. A cidade só fica atrás de Juiz de Fora, que já vacinou 30,96% da população com primeira dose e 13,25% com segunda dose e de Belo Horizonte que tem 30,42% da população vacinada com primeira dose e 14,64% com segunda dose.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, o município tem estabelecido um plano de vacinação semanal, com base no cadastro, para garantir mais celeridade na imunização da população contra a Covid-19. Além dos profissionais da Prefeitura, voluntários dos cursos de medicina e enfermagem das faculdades de saúde instaladas na cidade têm contribuído com o trabalho de vacinação.

Ao longo desta semana, a Secretaria de Saúde convocará as pessoas com comorbidades prioritárias que ainda não receberam a primeira dose conta Covid-19 para vacinação. O primeiro e maior grupo a ser atendido é a faixa etária de 59 a 55 anos completos, que deve comparecer ao antigo Projeto Saci (em frente ao Cemitério Santa Cruz) nesta segunda (07) e terça-feira (08) conforme divisão abaixo:

Dia 7/6 (segunda-feira)    8h às 11h e 12h às 15h    1ª dose – COMORBIDADES
faltosos de 59 a 55 anos completos - (iniciais de A a L)
Dia 8/6 (terça-feira)    8h às 11h e 12h às 15h    1ª dose – COMORBIDADES
faltosos de 59 a 55 anos completos - (iniciais de M a Z)

A aplicação da dose é feita mediante apresentação de documento pessoal com foto, CPF, comprovante de residência em Patos de Minas e laudo médico original atestando a comorbidade. Quem possui cartão de vacina também deve levá-lo.

As datas de atendimento para os demais faltosos serão divulgadas amanhã, assim como o início da vacinação para trabalhadores da educação (começando por quem atua em creches). É essencial que as pessoas sigam a divisão estabelecida no cronograma, para evitar tumultos e garantir a aplicação da dose em quem é o público do dia.