As  cinco candidatos que disputam o título nesta noite desfilaram em carro alegórico.
Os patenses levantaram cedo neste sábado (24) para comemorar o aniversário da cidade. Patos de Minas completa hoje 122 anos e, como já é tradição, a comemoração acontece na avenida Getúlio Vargas. Teve sessão cívica com hasteamento de bandeiras, distribuição de bolo de aniversário e desfile cívico, estudantil e militar.

A avenida Getúlio Vargas estava tomada dos dois lados, por gente de todas as idades. Milhares de pessoas saíram de casa para acompanhar as comemorações do aniversário. As autoridades foram colocadas em um tablado um pouco mais alto do que o nível da rua. Teve gente que levou banquinho para ficar mais confortável. Algumas pessoas chegaram a reclamar de caçambas deixadas no meio da avenida, mas nada que atrapalhasse as apresentações.

Os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram as apresentações. Em seguida veio a Polícia Militar com sua Banda de Música, com as mais diferentes companhias e projetos sociais que são desenvolvidos na cidade. O Corpo de Bombeiros estava logo atrás. A corporação levou para a avenida os veículos que ajudam a salvar vidas e o Projeto Bombeiro Mirim que tem a função de ajudar a formar cidadãos em Patos de Minas.

Os estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar abriram o desfile estudantil. Este ano, as escolas adotaram como tema a Copa do Mundo. Bolas e bandeiras se multiplicaram na avenida Getúlio Vargas. O verde e o amarelo estavam estampados nas roupas e nas alegorias. A Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel destacou o futebol, os times brasileiros e de Patos de Minas e a paixão que o esporte exerce.

Durante o desfile, as escolas contaram a história do futebol, representaram com roupas típicas cada um dos 32 países que participarão da Copa do Mundo, os cinco títulos do Brasil na Copa do Mundo, os principais jogadores brasileiros na disputa dos mundiais, e a Copa do Mundo de 2014 que este ano acontece no Brasil.

O Desfile em comemoração ao aniversário de 122 anos de Patos de Minas também foi artístico e cultural. Teve dança, teatro, capoeira e apresentação de grupos de congado e Moçambique. O artista plástico Vicente Nepomuceno desfilou em um carro alegórico. Também desfilaram Miss e Mister, rainha e princesas do milho e as cinco candidatas que disputam o título nesta noite.

Foram quase 3 horas de apresentações na avenida Getúlio Vargas. O Desfile em comemoração ao aniversário da cidade terminou com uma cavalgada em pleno centro da cidade, pra manter viva uma das nossas importantes tradições.

Autor: Maurício Rocha