A Prefeitura de Patos de Minas anunciou nesta terça-feira (29), o início da aplicação da 4ª dose de vacina contra a Covid-19. Pessoas com 80 anos ou mais deverão receber a dose de reforço que estará disponível nas unidades de saúde do município. A imunização vai seguir nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde.

Conforme nova orientação do Ministério da Saúde, os idosos nessa faixa etária de 80 anos ou mais devem receber esse segundo reforço pelo menos quatro meses após o primeiro reforço (terceira dose). Ainda segundo as orientações do Ministério da Saúde, para o segundo reforço pode-se utilizar tanto o imunizante Comirnaty/Pfizer quanto Janssen ou AstraZeneca.

As pessoas imunocomprometidas também têm direito à quarta dose da vacina contra a Covid-19, e elas já vêm sendo atendidas nas unidades de saúde da família. Será também nas USFs a administração do segundo reforço para os cidadãos com idade mínima de 80 anos. Os idosos devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30.

As famílias que tem pessoas acamadas devem fazer contato na unidade de saúde de referência e solicitar o atendimento em casa.

O município disponibilizará a vacina que for enviada pelos órgãos responsáveis, não sendo de competência local essa definição. Nesta terça-feira (29), o Governo de Minas comunicou a chegada e o início da distribuição de 533.305 vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca para os municípios.