Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi destaque em pesquisa que mapeou o nível de maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) de 31 municípios do país. O diagnóstico realizado pelo Sebrae e a plataforma de inteligência artificial OpenSense, ao longo de 2022, atribuiu à cidade o Grau de Maturidade de 12.98, caracterizando-a como um ecossistema em estruturação. O novo status evidencia a evolução do ecossistema local visto que, em 2021, o município obteve grau de maturidade inferior a 12.00.

Para qualificar o ambiente de inovação, a fim de estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras e fortalecer a governança local, foi criada a nomenclatura e a logomarca ‘Patos Valley’, que chancela as ações estratégicas relacionadas à temática.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Patos de Minas, Daniel Costa Ramos, o objetivo do nome é diferenciar o ELI dos demais lugares, tornando-o único e de fácil reconhecimento. “O Valley é um identificador comum para ecossistemas, inspirado no Vale do Silício, como um ambiente de conhecimento e inovação. Desta forma, o nome reflete e reconhece Patos de Minas e região como um polo de inovação e de tecnologia no interior de Minas Gerais”, ressalta.

Indicativos de maturidade

A análise do Grau de Maturidade é composta por seis vertentes, com destaque para a presença de Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e a Governança, que apresentaram, respectivamente, notas de 3.16 e 3.00. Quanto à vertente ICTI, segundo o relatório, a cidade possui, principalmente, universidades e institutos que se destacam na formação de talentos, e na promoção da inovação e do empreendedorismo. Com relação à Governança, houve uma evolução de 1.00, em 2021, para 3.00, em 2022. O crescimento dessa vertente se deve à formação de um Comitê de Governança no qual estão presentes representantes da Tríplice Hélice – academia, iniciativa privada e governo.

A evolução de alguns indicativos de maturidade do Patos Valley se deve principalmente à governança, com a consolidação do comitê e de ações promovidas pelo Sebrae e a Fundação CERTI. Ao longo desse processo, foram realizados estudos de diagnóstico da vocação do ecossistema, formação e fortalecimento de governança (comitê gestor), workshop de design de comunidade, promoção de maratonas de geração de ideias como startup weekend, consultoria de certificação CERNE para incubadora, programa de pré-aceleração para o agronegócio, seminários de empreendedorismo e inovação, dentre outros.

“Em dois anos de trabalho, conseguimos sair do grau de maturidade inicial (diagnóstico feito em 2021) para o grau de maturidade em estruturação. Esse avanço é muito importante porque permite que tenhamos uma cidade mais aberta ao surgimento de negócios inovadores, como startups e empresas de base tecnológica. Ele também contribui para impulsionar o desenvolvimento da ciência e tecnologia do território”, salienta a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.

As vertentes com atribuições intermediárias foram, em seus níveis de maturidade: Ambientes de Inovação (2.86) e Programas e Ações (2.63). Já as vertentes que apresentam maior oportunidade de desenvolvimento são Capital (0.33) e Políticas Púbicas (1.00).

Os próximos passos que serão capitaneados pelo Comitê de Governança seguem no sentido de elaborar e impulsionar uma legislação específica de inovação municipal, e favorecer o acesso à crédito para investimentos em negócios inovadores. Também serão implementadas as etapas do programa Aproxima, com apoio do Sebrae e da Fundação CERTI, junto às universidades e startups, levantando os problemas da indústria para a academia, e oportunizando que pesquisas e iniciativas nestas instituições, sejam aplicadas em soluções de problemas reais da comunidade local.