Neste início de mês, a música é celebrada em todos os cantos do mundo. Afinal, a homenagem é única: o Dia Internacional da Música. A data comemorativa neste 2013 é 1º de outubro. Metrópoles, capitais, cidades - as mais diversas de diferentes nações - homenageiam aqueles que fazem da música a vida, ou o contrário, fazem da vida a música. Em Patos de Minas, essa forma de arte também será reconhecida: é o ‘Patos Musical’, que acontece nessa quinta-feira, (03), às 20h30, no Teatro Municipal Leão de Formosa. O evento é uma idealização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Mais de 20 artistas patenses subirão no palco para entoarem canções que fizeram e fazem história nas rodas cantantes do município. A noite será conduzida pela banda Malbec, composta pelos jovens patenses Lúcio Nunes, Marcelo Bernardo, Murilo Fonseca e Sérgio Bolacha. Na oportunidade, Lúcio Nunes lança o seu CD, com um repertório que inclui diversas canções produzidas por artistas patenses.

Junto à Malbec, subirão ao palco convidados como Dell Luiz e Cleanto Braz, ambos da banda Black Dog; Pablo Dalla, do grupo Makaloba; Ciro, da banda O Berço; Vane Pimentel, vocalista da Vandaluz; Rubinho, do grupo Gabba; Daniel Douglas, do Mamacadela; além dos músicos Vinícius Faria e Márcio Lopes, entre outros. Diversos artistas terão a oportunidade de apresentar, em forma de melodias, um pouco do que Patos de Minas produz, quando o assunto é música.

É a primeira vez que essa data internacional será comemorada na terra do milho. Pelo mundo, ela já completa quase quatro décadas. Foi proposta e celebrada, inicialmente, no ano de 1975, pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin, na época Presidente do Conselho Internacional da Música, uma organização não-governamental fundada em 1948, sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade, por intermédio da música.

E em Patos de Minas o propósito do “Patos Musical” é o mesmo: a promoção da paz e da amizade, reunindo diferentes músicos da região, que entoarão estilos diversos, que vão do rock nacional ao internacional, passando pelo pop e alcançando, claro, a música popular brasileira.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer