Uma manifestação contrária ao aborto reuniu dezenas de pessoas na manhã deste domingo (08) na região central de Patos de Minas. O protesto é promovido pelo grupo denominado "Pró Vida" e tem o propósito de confrontar uma ação que está sendo votada no STF para descriminalizar o aborto.

O Grupo Pró-Vida de Patos de Minas é contrário à ação, “acreditamos que a vida começa na fecundação. Desde o princípio, já é uma vida sendo gerada no útero da mãe. Toda ação que for contrária à vida deste bebê pode ser considerado um atentado contra a vida. O que necessitamos não é da liberação do aborto, mas de políticas públicas que apoiem socialmente, psicologicamente e até financeiramente essas mulheres que pensam em abortar”, informou o grupo.

O aborto é considerado crime de homicídio no Brasil, sendo permitido em apenas três casos:

A primeira hipótese é conhecida como “aborto necessário”, realizado quando não há outro meio de salvar a vida da gestante. A segunda hipótese é conhecida como “aborto humanitário”, realizado quando a gravidez é resultante de estupro. Por fim, nosso ordenamento jurídico autoriza o chamado “aborto anencefálico”, realizado na hipótese de gestação de feto anencéfalo (feto que não desenvolveu o cérebro).

A ADPF 442 começou a ser votada no Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 22 de setembro e tem como proposta liberar o aborto até a 12ª semana de gestação, ou seja, qualquer pessoa poderá realizar o procedimento sem qualquer punição penal.

O grupo contrário à proposta se reuniu de frente à Catedral de Santo Antônio e saiu em caminhada pelas ruas do centro da cidade. Com cartazes, eles pediam a reprovação da proposta que libera a realização do aborto até a 12ª semana de gestação.