A solenidade contou com a participação de embaixadores do Quênia, Zimbábue, Tanzânia e Gana.

O Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam - vai receber os primeiros alunos do continente africano nos próximos dias. Os nigerianos devem ser os primeiros alunos estrangeiros a desembarcarem por aqui. Na semana passada, outros quatro países assinaram Protocolo de Intenções de Cooperação Internacional com o Instituto Daniel Franco e também deverão participar do processo de internacionalização do ensino do Unipam.

A solenidade contou com a participação de embaixadores do Quênia, Zimbábue, Tanzânia e Gana, cujos alunos terão acesso a cursos técnicos, de graduação e de tecnologia, por meio de parcerias com instituições parceiras do IDF como o Unipam e com a chancela do Ministério das Relações Exteriores - Itamaraty. Os Protocolos viabilizam o intercâmbio de alunos africanos para o Brasil e ainda a presença de professores brasileiros ministrando aulas na África, por meio de plataformas digitais, à distância.

Segundo o reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, no próximo mês, 24 alunos da Nigéria chegarão a Patos de Minas para iniciarem seus estudos. Primeiro, eles farão um curso de extensão para que se adaptem aos costumes e à língua portuguesa. Depois de quatro meses, eles estarão aptos a se ingressarem no curso de graduação. Milton explica que o Unipam está colaborando inclusive com a adequação de imóveis que serão locados para abrigar os alunos nigerianos.

Após a chegada dos nigerianos a Patos de Minas, a expectativa é de que outros países também encaminhem seus jovens para estudarem no Centro Universitário de Patos de Minas. Ainda no primeiro semestre deste ano, 64 alunos da Zâmbia desembarcarão na cidade para iniciarem seus estudos. Alunos da Tanzânia e Zimbábue também estão acertados para encaminharem seus alunos para estudarem no Unipam.

Milton explicou que o processo para a internacionalização do ensino do Unipam começou há alguns meses com o Instituto Daniel Franco e salientou que os certificados obtidos pelo Unipam, a nota máxima alcançada junto ao Ministério da Educação e outros fatores como o clima e as características de Patos de Minas contribuíram para que a cidade fosse escolhida para receber esses estudantes.

Questionado se os patenses poderiam ir se acostumando com a presença de alunos estrangeiros na cidade, Milton pediu a colaboração da população para que receba bem esses estudantes que estarão em busca de conhecimento para mudar a realidade de seus países, mas que também estarão contribuindo com a economia do município.

Os estudantes africanos escolheram os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronegócio.