O Bolsa Família mudou de nome e agora o programa se chama Auxílio Brasil. Essa mudança causou muita confusão e várias pessoas procuraram a Secretaria de Desenvolvimento Social para tirar dúvida sobre o dinheiro disponibilizado pelo governo. Os atendimentos triplicaram e os profissionais alertam para que as pessoas agendem um horário antes de ir até a secretaria.

De acordo com a gerente de assistência social, Núbia Cristina, centenas de pessoas procuraram a Secretaria para realizar a atualização do Cadastro Único e receber até R$400,00, dependendo da renda per capta, do Auxílio Brasil que começaram a ser pagos nessa quarta-feira (18), para pessoas com o final 1 do Número de Inscrição Social, NIS. Entretanto, segundo Núbia, as pessoas estão confundindo o Auxílio Brasil com o Auxílio Emergencial, aquele auxílio liberado pelo governo em meio à pandemia da Covid-19.

Segundo Núbia, a Secretaria de Desenvolvimento Social ainda não tem todos os detalhes do programa, mas é lembrou que o Auxílio Brasil é o Bolsa família com um novo nome. “Os critérios são os mesmos, os documentos são os mesmos, a principal mudança é mesmo o nome” disse ela. A gerente de assistência social ressaltou também que pagamento do auxílio é feito pela Caixa Econômica Federal. Segundo ela, muitas  pessoas estão buscando a secretaria para fazer o cadastro para receber o dinheiro.


Núbia contou que a demanda para serviços do cadastro único aumentou de 700 atendimento mensais para quase 3 mil. Em razão disso, a Secretária de Desenvolvimento Social disponibilizou um número de telefone para que as pessoas agendem seus atendimentos. Qualquer dúvida, a população pode ligar no 3822-9750 e agendar um horário. Além disso, Núbia contou também que a equipe será aumentada para melhor atender à população. Com relação às dúvidas sobre o Programa Auxílio Brasil, a orientação é para liguem no 121 ou 0800 104 0104 - da Caixa Econômica Federal.