Patos de Minas corre o risco de enfrentar uma grande epidemia de Dengue. O último boletim divulgado na sexta-feira (22) mostra que o município já teve mais de 1700 casos notificados. E o grande número de focos do mosquito Aedes Aegypti chama atenção. Até os pacientes da UPA estão reclamando da infestação do transmissor da doença.

A única Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas está localizada no bairro Jardim Peluzo. Segundo os pacientes e acompanhantes, o local está infestado de pernilongos e mosquitos Aedes Aegypti. Como a unidade recebe muitos pacientes infectados com o vírus da Dengue, o risco de transmissão da doença existe. “A gente chega aqui para tratar de uma doença e corre o risco de sair com dengue”, relatou um paciente.

A secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, disse que o órgão está ciente da situação e já busca uma forma de controlar a infestação de mosquitos. Segundo ela, o foco não está na UPA. A secretária explicou que a unidade está em reforma e até mesmo o telhado foi verificado para saber se estava acumulando água.

Segundo a secretária municipal de saúde, o Programa de Combate à Dengue está fazendo ações, inclusive com o uso do chamado fumacê, para tentar controlar a infestação de mosquitos. Visitas estão sendo feitas também nas imediações para identificar onde estão os focos do Aedes Aegypti.

Ana Carolina também pediu a colaboração da população. Segundo ela, a UPA tem recebido mais de 600 pacientes por dia, boa parte deles com sintomas da Dengue. A secretária voltou a pedir para as pessoas verificarem suas residências, eliminado todo tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro para Aedes Aegypti.