Ainda sem receber desde que iniciou o atendimento aos pacientes renais da região, a Clínica do Rim do Alto Paranaíba pode interromper o tratamento de hemodiálise pelo SUS nos próximos dias. O valor da dívida do Ministério da Saúde referentes aos atendimentos aos dialíticos da região já realizados passa de R$ 1,3 milhão.

Preocupado com a situação, Adenilton Nogueira Soares cobrou um posicionamento das autoridades do município. Ele acompanha o pai, Sebastião Nogueira, que necessita do tratamento de hemodiálise para sobreviver, e disse que foi comunicado nesta terça-feira (17) de que atendimento pelo SUS será interrompido esta semana.

Em nota encaminhada à redação do Patos Hoje, a direção da Clínica do Rim confirmou a falta de pagamento e disse que aguarda uma solução para este impasse até o dia 20 de agosto. “A Clínica do Rim cumpre, rigorosamente, o compromisso assumido em atender seguindo todas as regras sanitárias. Ocorre que, até o momento, por desobediência judicial e problemas burocráticos,  o SUS não repassou nenhum valor à Clínica do Rim. Ou seja, estamos financiando o atendimento de mais de 200 pacientes”, informou.

A redação do Patos Hoje também entrou em contato com a Prefeitura que enviou o seguinte posicionamento: “Quanto ao questionamento referente à Clínica do Rim, informamos que o atendimento de pacientes em tratamento de hemodiálise no local foi determinado por ordem judicial, a qual definiu também que o pagamento pelo serviço prestado é responsabilidade exclusiva da União Federal. Sobre o possível encerramento das atividades, o município não recebeu nenhuma notificação a respeito”.

Nota Clínica do Rim

“1) Após homologação de acordo judicial entre Ministério Público, Secretaria de Saúde de Patos de Minas e Associação dos renais crônicos ( ARCAP) , a Clínica do Rim aumentou sua capacidade técnica,  contratando mais de 40 profissionais , adquiriu mais 20 máquinas de HD , comprou insumos suficientes para atender TODOS os pacientes dialíticos da região.

2) A Clínica do Rim cumpre, rigorosamente, o compromisso assumido em atender seguindo todas as regras sanitárias,  a melhora clínica dos pacientes é evidente, a lista de cadastro no transplante renal está sendo atualizada, os exames laboratoriais estão em dia . Nossa missão é melhorar a cada dia nosso atendimento .

3) Ocorre que , até o momento, por desobediência judicial e problemas burocráticos,  o SUS NÃO repassou NENHUM valor à Clínica do Rim. Ou seja, estamos financiando o atendimento de mais de 200 pacientes . Um absurdo total !! Importante esclarecer que o Hospital São Lucas recebia os repasses em dia .

4) Dessa forma, deixamos claro que, além da Clínica do Rim ser a única da região a ter capacidade técnica para atender todos os pacientes,  ela agora vem evitando que o atendimento seja interrompido tirando dinheiro do próprio bolso .

5) Esperamos que através de bloqueio do valor a ser pago ou que, após reunião do ministério público com o Ministério da Saúde e Advocacia Geral da União, seja resolvida a situação até dia 20/08/2021”.