Boletim da Covid-19 divulgado na tarde desta quarta-feira (04) pela Prefeitura de Patos de Minas traz o registro de mais um óbito. A vítima é um paciente de 34 anos, com comorbidades, mas que estava com as quatro doses da vacina. Com mais este caso, o total de óbitos causados pela Covid-19, desde o início da pandemia, sobe para 620.

O boletim divulgado hoje mostra também que Patos de Minas está com 248 casos ativos (na janela de transmissão) de Covid-19, sendo cinco pacientes internados. Esta semana, até o momento, estão registrados 58 testes positivos. No balanço referente à última semana (25 a 31/12), são 263 confirmações da doença.

Os dados mostram que o vírus continua circulando na cidade e que é preciso continuar se cuidando. A Prefeitura recomenda que a população retome a higienização das mãos e as demais medidas de higiene. O uso da máscara também é recomendado, especialmente em ambientes fechados e para grupos de risco (idosos e imunocomprometidos, por exemplo).

“Está com sintomas gripais leves ou moderados? Procure a sua USF de referência para fazer o teste rápido. Em caso de resultado positivo, isole-se por pelo menos sete dias completos após o início dos sintomas (tempo para paciente sem febre e sem o uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas e ausência dos sintomas)”. Em casos mais graves, o paciente deve procurar a UPA.

Vacinas

A quarta dose está disponível para a faixa etária de 30 anos ou mais, com intervalo mínimo de 4 meses da dose anterior. São ofertadas conforme o estoque é abastecido pelo Ministério da Saúde/Governo de Minas Gerais.