A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é um dos projetos culturais mais importantes do estado e do país. ( Foto: Ilustração )
A apresentação de uma das melhores orquestras brasileiras, a Filarmônica de Minas Gerais, vai acontecer nesta sexta-feira (27), em Patos de Minas. O espetáculo acontece às 20h, na praça Irmãos Sol, em frente à Igreja dos Capuchinhos, com entrada gratuita. O evento tem o patrocínio da Algar Telecom, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem como objetivo promover a popularização da música erudita.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é um dos projetos culturais mais importantes do estado e do país, a Filarmônica de Minas Gerais já foi reconhecida por três importantes premiações – Prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira, melhor grupo musical erudito do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes e Prêmio Carlos Gomes de melhor regente brasileiro, recebido por seu diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti. Hoje, a Filarmônica é uma referência no Brasil e vai conquistando seu espaço internacionalmente. Suas apresentações incluem séries regulares em Belo Horizonte, com solistas de destaque internacional, turnês por Minas Gerais e pelas principais salas do Brasil. A primeira turnê internacional da Filarmônica ocorreu em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai. Em 2013, a Orquestra gravou seu primeiro CD comercial e firmou parceria com o selo Naxos, para o registro, no momento, de obras de Villa-Lobos. Para 2015, aguarda a inauguração de sua Sala de Concertos, atualmente em obras.

O maestro Marcos Arakaki

Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em violino pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu seu mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob orientação do maestro Lanfranco Marcelletti. Marcos Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão, em 2009. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme “Nosso Lar”, composta por Philip Glass (2010), à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regente titular da Orquestra Sinfônica UFPB e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.

Programação:

Marcos Arakaki, regente
AMARAL VIEIRA Entrada Festiva, op. 135
RIMSKY-KORSAKOV O conto do Czar Saltan: Suíte, op. 57
GNATTALI Brasiliana nº 1
GRIEG Peer Gynt: Suíte nº 1, op. 46
SAINT-SAËNS Sansão e Dalila, op. 47: Bacanal

Dicas para uma melhor apresentação:
- Chegar com antecedência
- Levar agasalho
- Ir ou dar carona

Fonte: Assessoria de Comunicação da Algar Telecom