Órgãos de saúde e profissionais que atuam no cuidado com pacientes iniciaram nesse sábado (4/6), a etapa preparatória para a XI Conferência Municipal de Saúde. O primeiro encontro foi a pré-conferência para trabalhadores e gestores da área. A pré-conferência proporcionou um momento importante com a apresentação de cada diretoria da rede.

Na abertura da pré-conferência, realizada no Salão do Júri do Unipam, a psicóloga clínica Juliana Régis proferiu a palestra "Humanização na prática". Já no encerramento, o médico da rede municipal Everton Edjar abordou a temática "Comunicação e o uso racional dos recursos: fortalecendo os princípios do SUS".

"Todos saíram da reunião muito satisfeitos, elogiando a iniciativa. Foi um momento de realmente trocar conhecimentos, de levar os trabalhadores à reflexão", comentou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes. O órgão e a Secretaria de Saúde são os promotores das pré-conferências e da conferência, que este ano traz o tema "Atenção Primária: a saúde começa aqui".

Ao todo são nove pré-conferências, sendo a próxima dia 8 de junho (quarta-feira), a partir das 8h30, no distrito de Bom Sucesso. As demais, em Pilar e nas seis regiões em que a cidade foi dividida, ainda terão suas datas divulgadas. Dessas reuniões, assim como da conferência, são retiradas propostas para melhorar a prestação de serviços na saúde municipal e para elaborar o Plano Municipal de Saúde 2022/2025.