Assim como ocorre em todas as regiões do Estado, o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar lançou na manhã desta quarta-feira (01), a Operação “Filhas de Minas”. A ação faz das comemorações dos 40 anos da presença das mulheres na Polícia Militar de Minas Gerais e tem como alvo o combate à criminalidade no Estado.

O dia 1º de setembro de 1981 ficou marcado pela entrada da primeira mulher na Polícia Militar de Minas Gerais. A participação nas forças de segurança começou tímida, mas não demorou para que elas conquistassem a confiança de todos. Hoje as mulheres ocupam as mais diversas funções dentro da corporação, inclusive posições de comando.

Por outro lado, a Polícia Militar também descobriu a importância das mulheres para a corporação. A sargento Polliana falou com orgulho da desafiadora tarefa de ser policial militar e destacou a evolução da corporação de entender a mulher em seu papel de mãe, esposa e policial militar. “ A corporação evoluiu de maneira tal, que não só entende, como homenageia as mulheres, como ocorre nesse dia em todo o Estado”, disse a policial.

Embora seja uma data comemorativa, a Operação “Filhas de Minas” terá ações de combate à criminalidade. “A Operação prossegue durante todo o dia com o intuito de lembrar essa importante data para a Polícia Militar e para toda sociedade, valorizar as nossas mulheres policiais militares e trazer segurança para a nossa comunidade”, destacou o subcomandante do 15º BPM, major Sócrates.

O governador do Estado, Romeu Zema, também gravou um vídeo para lembrar a data. “Fica aqui a minha gratidão a todas as policiais femininas de Minas Gerais que tem desempenhado um trabalho que nos dá orgulho”, concluiu ele.