A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a operação “Colheita Maldita”, que tem como alvo uma organização criminosa especializada em furtos e roubos em fazendas da região, especialmente, tratores e defensivos agrícolas na região. Cerca de 70 policiais foram designados para cumprir mais de 40 mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar.

Segundo a Polícia Civil, as investigações foram iniciadas em fevereiro do corrente ano, logo após um roubo ocorrido em uma fazenda situada na zona rural de Ibiá/MG. Os Investigadores colheram indícios da participação de uma organização criminosa que atua em várias cidades de Minas Gerais, entre elas Ibiá, Perdizes, Sacramento e Uberaba.

Com a finalidade de identificar o maior número de autores e integrantes desta organização criminosa, a Polícia Civil solicitou e, após a manifestação do Ministério Público, a Justiça Pública da Comarca de Ibiá/MG decretou a prisão temporária de 21 pessoas suspeitas de ter algum tipo de participação nos crimes, bem como expediu 22 mandados de busca e apreensão domiciliar.

Para dar cumprimento aos mandados, a Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou nesta manhã a operação denominada “Colheita Maldita”. Foram cumpridos os 22 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de vários telefones celular e demais objetos de interesse das investigações, bem como na prisão 04 pessoas em Ibiá, 03 em Uberaba, 06 em Sacramento, 01 em Perdizes e 02 em Patrocínio.

Desde o início do ano, nesta região, foram roubados e furtados cerca de 20 maquinários e diversos implementos agrícolas, dezenas de ferramentas elétricas e pneumáticas usadas no campo, além um caminhão e quantidade expressiva de agrotóxicos. Estima-se que o prejuízo causado aos produtores rurais é de R$2.000.000,00.

O nome dado a esta operação policial advém do prejuízo acumulado na safra e colheita de soja, também ao mau resultado que alguns dos autores já tiveram com a prática dos ilícitos.

Os autores deverão responder pelos crimes de roubo triplamente majorado, além de receptação e organização criminosa, dentre outros e, se condenados, poderão pegar uma pena de mais de 20 anos de prisão.

As investigações continuam no intuito de identificar outros participantes da organização, bem como prendê-los e recuperar a maior parte de bens possível.

Participaram desta operação cerca de 70 Policiais Civis, dentre os quais Delegados, Investigadores e Escrivães de Polícia do Departamento de Uberaba, da Delegacia Regional de Araxá, da Delegacia Rural de Araxá, das Delegacias de Ibiá, Campos Altos, Sacramento, Perdizes, Nova Ponte, Conquista e Santa Juliana.