A previsão da meteorologia de quedas bruscas nas temperaturas nos próximos levou o poder público a criar um plano de trabalho para proteger as pessoas mais vulneráveis. As ações que serão desenvolvidas foram debatidas em um encontro na tarde dessa terça-feira (17) entre representantes de secretarias municipais, da Defesa Civil e de órgãos de segurança.

Ficou definido que o município agirá da seguinte forma:

- A partir desta quarta-feira (18), o abrigo temporário estruturado no Creas terá cinco vagas a mais, podendo receber 15 pessoas para pernoite;

- As rondas sociais serão intensificadas, abrangendo o período noturno;

- Haverá distribuição de roupas de frio;

- Com o apoio da Polícia Militar, serão entregues cobertores aos moradores que não quiserem ir para o abrigo.

Em Minas, 274 cidades estão em alerta para uma onda de frio intenso, incluindo Patos de Minas e as cidades da região. Segundo o INMET, nos próximos dias, as temperaturas deverão ficar pelo menos 5 graus abaixo da média do período. A quinta-feira (19) e a sexta-feira (20) serão os dias mais frios, com os termômetros chegando a apenas 1 grau durante as madrugadas.

A exposição prolongada ao frio intenso pode levar uma pessoa a morte. É que a queda acentuada na temperatura do corpo pode causar um colapso na circulação sanguínea.