O acidente nada comum aconteceu na noite desse domingo (12) na BR 365, próximo à comunidade Macaúbas de Baixo, em Patrocínio. Uma onça suçuarana acompanhada de um tatu e uma capivara atravessavam a pista quando foram atingidos de uma vez pelo automóvel. O jovem de 28 anos que conduzia o veículo ficou ferido e os três animais morreram no local.

Com o impacto, o jovem perdeu o controle do carro e acabou capotando na pista. O condutor se queixava de dores na coluna e ferimentos no olho esquerdo. Equipes de socorro fora até o local e o encaminharam até o Pronto Socorro Municipal de Patrocínio. Ele relatou que se deparou com os 3 animais atravessando a pista e não foi possível evitar a batida.

É possível que a onça suçuarana, também conhecida como puma ou onça-parda poderia estar à caça da capivara ou do tatu. Especialistas descrevem o animal como sendo solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de animais como cervos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista.

A onça suçuarana não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. Em áreas urbanas da região, as ocorrências envolvendo este animal não são comuns.

A suçuarana é o segundo maior felino nativo das Américas ficando atrás apenas da onça-pintada, e o que tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental. Pertencente ao grupo dos Felídeos e como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas.


Fonte: Módulo FM