Anunciado em agosto do ano passado, o novo projeto de ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas segue sendo executado, mas ainda está longe de ser concluído. O anexo com cerca de 6.000 metros quadrados vai possibilitar a abertura de novos serviços de saúde para a comunidade.

A obra é custeada pela Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM. A entidade destinou R$ 10 milhões para fazer a reforma do prédio antigo e a ampliação, que inicialmente iria acontecer de forma vertical, com a construção de novos andares no imóvel já existente. O projeto chegou a ser iniciado, mas a direção da FEPAM decidiu optar por um prédio novo.

O projeto prevê a construção de um prédio de quatro pavimentos, que será interligado à sede da Santa Casa. A estrutura de concreto, erguida com vigas pré-moldadas, está praticamente pronta. Quem passa pelas imediações já consegue perceber a imponência do prédio. O serviço é executado por uma construtora contratada, mas ainda está longe de ser concluído.

A construção de 6.000 metros quadrados vai possibilitar a instalação de um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), novo bloco cirúrgico, Centro de Material e Esterilização (CME), dos leitos de UTI neonatal, nova estrutura da farmácia e a criação de estruturas de almoxarifado e de manutenção.

O objetivo da Santa Casa é de ampliar também os atendimentos e propiciar o recebimento de novas especialidades, como cardiologia e hemodinâmica, oncologia e hemodiálise.