Ao contrário do que muitos pensam, o ortopedista não trata apenas dos ossos. O médico especialista em ortopedia cuida de problemas de saúde relacionados a todo nosso sistema locomotor. Isso inclui enfermidades, lesões e traumas que ocorrem nos ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações e cartilagens.

Uma curiosidade importante sobre essa área da saúde é que ela também requer conhecimentos da parte vascular e neurológica do corpo, uma vez que existem doenças, como a paralisia infantil, que podem ter desdobramentos na parte locomotora e gerar queixas ortopédicas.

Quando procurar um médico ortopedista?

Muitas pessoas procuram esse especialista apenas quando enfrentam problemas ósseos, mas há outros sintomas de que você precisa procurar um ortopedista, entre eles:

● Dores constantes nas costas;

● Cansaço excessivo;

● Formigamentos em partes do corpo;

● Rigidez, calor ou inchaço nas articulações;

● Redução de flexibilidade;

● Dor nas articulações, ossos ou músculos;

● Deformações visíveis;

● Dor que piora com movimentos específicos.


Além destes sinais, pessoas com osteoporose, lombalgia, pé chato, tendinite, artrose, problemas na coluna, entre outras doenças do sistema locomotor, devem estar em contato com seu médico especialista. Durante a consulta, o ortopedista pode requisitar alguns exames complementares para avaliar o estado de saúde geral do paciente, como radiografias, ressonância magnética e ultrassonografia, que auxiliam na identificação do local exato da lesão ou doença, garantindo um tratamento mais adequado.

Nós da Medic Imagem Diagnósticos, oferecemos uma ampla gama de exames:

tomografia, ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética, raios-X, colonoscopia, endoscopia e muito mais, tudo para garantir que você receba o cuidado completo que merece. Contamos ainda com profissionais médicos que se aprimoram continuamente, além de consultas com especialistas em ortopedia - o Dr. Antônio José de Oliveira Jehá, que é especializado em ombro e cotovelo e pós graduado em dor -, além de cardiologia pediátrica e gastroenterologia.

Agora com agenda aberta nas sextas-feiras para exame de ecocardiodoppler de bebês, crianças e adolescentes. Estamos localizados na rua Dr Marcolino 768, em frente ao ginásio do PTC. Acesse nosso site e saiba mais!


Informe Publicitário