A Receita Federal adiou para 31 de maio, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda. Em Patos de Minas, quem tem dúvidas sobre a prestação de contas com o Leão pode buscar auxílio no Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) do Centro Universitário de Patos de Minas. O atendimento é gratuito.

A Receita Federal do Brasil (RFB), por meio de uma parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), implantou em 2017, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A ação faz parte de um projeto, na qual a instituição de ensino oferece um espaço e os alunos capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal realizam atendimentos para sociedade.

O NAF oferta serviços contábeis e fiscais, gratuitos, para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo um escritório de contabilidade. Dentre os serviços prestados está o auxílio no preenchimento da declaração do imposto de renda de pessoa física. Além desse, o Núcleo presta serviços como:

- Agendamento de serviços na Receita Federal do Brasil;

- Inscrição e regularização do CPF, via web;

- Emissão de comprovante do CPF;

- Consulta da situação cadastral do CPF;

- Cálculo e emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e Guia da

Previdência Social (GPS);

- Abertura do Microempreendedor Individual (MEI);

- Emissão de guias de arrecadação do MEI;

- Preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual;

- Extrato de processamento de declaração de imposto de renda de pessoa física;

- Consulta a restituição do imposto de renda de pessoa física;

- Emissão de DARF, para pagamentos de cotas, do imposto de renda;

- Certidão negativa de débito;

- Criação de código de acesso para serviços da Receita Federal;

- Situação cadastral de imóvel rural (CAFIR); e

- Auxílio e preenchimento da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR).

O NAF UNIPAM está localizado na sala 209, no 2º piso do bloco N. O horário de funcionamento é das 14h às 18h. Em razão da pandemia, ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19), os atendimentos presenciais estão sendo realizados, por meio de agendamento prévio nos canais de atendimento do NAF UNIPAM.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (34)3823 0165; pelo WhatsApp (34)9 9975 4036; ou ainda, pelo e-mail [email protected].

Fonte: Ascom UNIPAM