O cantor e compositor, Raphael Piêit, lançou, na manhã desta sexta-feira (18), o videoclipe de seu mais novo single intitulado “Purpurina”. A música é um manifesto em defesa da comunidade LGBTQ e um apelo contra a repressão religiosa. Os versos da canção expõem a experiência, vivida na pele de um jovem homossexual em uma comunidade cristã. O clipe, que foi gravado na cobertura de um hotel da cidade, contou com cerca de 20 pessoas entre elenco e produção.

Neste novo momento da carreira, Piêit mostra ao público que a arte também é instrumento para conscientização. No vídeo de “Purpurina”, o cantor é cercado por uma película transparente, enquanto é observado por olhos julgadores. Em sua pequena redoma, ele parece sufocado. A proposta é, demonstrar como muitos jovens gays se sentem dentro de grupos religiosos que não lidam bem com a questão LGBTQ e tratam o tema como um pecado mortal.

No entanto, apesar da temática forte, fotografia sombria, com enquadramentos dramáticos e letra direta sobre o tema, “Purpurina” é também uma gota de esperança. Ao longo da canção, é nítido para o ouvinte que há luta, há persistência e, no final, há aceitação e recomeço. O videoclipe segue nessa sintonia e mostra que, no fim das contas, o amor ainda é o melhor remédio contra o preconceito.

“E foi a coisa mais difícil e dolorida da minha vida. O sistema fica impregnado na sua mente, que prende por um bom tempo depois ou o resto da vida”, desabafou Piêit. Além disso, o jovem cantor chegou a revelar uma tentativa de suicídio e outros momentos dramáticos, que nasceram por conta da pressão do grupo e das dificuldades de lidar com a sexualidade. “E, calado, sem perceber, passei pela minha primeira depressão na vida, que culminou numa tentativa de suicídio. Afinal, foram anos pedindo a Deus pra me libertar e nada acontecia”, continuou em tom emocionado.

A nova música e o vídeo lançados nesta sexta-feira (18) são um divisor de águas do trabalho de Piêit, que embarca em nova onda de POP conceitual. Também é perceptível o engajamento do artista em defesa da causa LGBTQ. O EP que compõe “Purpurina” trará ainda outras canções com temáticas importantes e um apelo a uma nova realidade.