Neste 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para sensibilizar a sociedade quanto a questões relacionadas ao envelhecimento, destacando a necessidade de cuidar dessa população e protegê-la. A Polícia Civil publicou um vídeo para sensibilizar a população sobre o combate à violência contra os mais velhos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, este é um ótimo momento para enaltecer as muitas contribuições dos idosos e refletir sobre os desafios de envelhecer e a importância de promover condições para que a terceira idade seja vivenciada com autonomia e de forma saudável.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio do Centro de Convivência da Terceira Idade, desejou que este 1º de outubro sirva realmente para evidenciar a importância das pessoas idosas para a sociedade, devendo todos refletirem sobre possibilitar que o envelhecimento aconteça de forma tranquila, feliz e segura. “E que neste 2021, a data signifique ainda mais: que ela simbolize a esperança de novos dias. Que os obstáculos e a saudade impostos pela pandemia tornem-se, em breve, lembranças de um tempo difícil que foi vencido.

Já a Polícia Civil publicou um vídeo ressaltando as conquistas e os desafios da sociedade na realização dos direitos dos idosos que, pelo Estatuto do Idoso, são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Foram destacados que muitos ainda enfrentam o abandono dos filhos e a violência até mesmo dentro de casa. No caso de violência, a Polícia Civil orientou as vítimas a denunciarem nas delegacias especializadas ou através do disque 100.