O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (30) no km 334 da BR 354, em Rio Paranaíba, entroncamento com a MG 235, trevo de acesso à cidade de Ibiá. O ônibus com 9 passageiros ficou parado no canteiro central. Os passageiros que não chegaram a se ferir ficaram presos no veículo até a liberação da porta do veículo.

A saída de pista aconteceu por volta das 3h00. De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, o Sargento Gabriel e Cabo Marques, após serem acionados, foram até o local, onde constataram que o ônibus (Scania/Irizar PB R) estava caído em um pequeno barranco, com a frente voltada para a faixa de domínio e a traseira ocupava parcialmente a pista de rolamento do mesmo sentido, sem prejuízo ao fluxo de veículos, vez que a via é larga naquele trecho.

Militares do policiamento ostensivo geral da cidade de Rio Paranaíba e os militares do corpo de bombeiros já haviam utilizado instrumentos manuais, pá e outros instrumentos semelhantes, para liberação da porta do ônibus, cuja peça estava emperrada pela terra da faixa de domínio, impedindo o desembarque dos ocupantes.

Os nove passageiros que ocupavam o ônibus, assim que foram liberados, embarcaram em outro veículo disponibilizado pela empresa responsável. Os motoristas, principal e reserva, permaneceram no local realizando os contatos necessários para a remoção do ônibus.

De acordo com o motorista W. de S.C., 54 anos, havia muita neblina naquele trecho durante a madrugada, impossibilitando que ele observasse a existência do trevo, nada podendo fazer para evitar a subida no canteiro e, consequentemente, a saída de pista pelo outro lado da rodovia. Do ocorrido não restaram vítimas.

O motorista realizou, de maneira espontânea, teste com o aparelho etilômetro e o resultado foi de 0,00 mg/l para a influência de álcool. Mediante consulta à autorização para transporte fretado apresentada pelo motorista, o veículo de transporte coletivo de passageiros tinha como origem a cidade de Belo Horizonte/MG e o destino era a cidade de Patrocínio/MG.

A autorização do DER/MG está regular e o condutor se encontra devidamente habilitado. O ônibus possui o licenciamento ano exercício 2021. Os policiais permaneceram no local durante a remoção do veículo envolvido no acidente, garantindo a segurança do trânsito, cuja atividade foi desenvolvida por serviço de guincho acionado particularmente e com necessidade de obstrução total da via pública.