A situação da centenária Matriz de Sant’Ana, que é tombada pelo patrimônio histórico, não para de se agravar. Nesta semana, o muro de arrimo na lateral da igreja desmoronou. Moradores temem que a obra edificada em meados do século XIX venha abaixo. Eles cobram uma restauração do local.

O engenheiro civil, Hélio Bosco, que nasceu no Distrito de Santana de Patos e atualmente reside em Uberlândia, é um dos que desejam ver o imóvel restaurado. Ele entrou em contato com o Patos Hoje nesta sexta-feira (21) e relatou mais esse problema enfrentado pelo patrimônio, que deveria servir de orgulho para o município, mas vem sendo relegado a ser só mais um probelam.

No ano de 2013, a Igreja teve que ser interditada por apresentar problemas no telhado. Uma reforma foi iniciada, mas segundo o Ministério Público não foi concluída de forma adequada e, em 2017, a Matriz de Santana teve que ser interditada novamente pela Defesa Civil, após encontrar pilares e estacas com risco de ruína. O imóvel passou por intervenção de urgência, com a colocação de sapatas, mas isso não foi suficiente para promover a desinterdição do prédio que continua fechado até hoje.

De acordo com Hélio, depois de muita luta, no ano passado, foi aprovado um projeto de recuperação. No entanto, a Associação Educacional e Cultural Santa Terezinha (Acest), do distrito de Santana de Patos, que está à frente da reforma, não tem recursos para fazê-la. O imóvel apresenta pilares de madeira corroídos por cupim, que deixam a estrutura sem condições de funcionar. “Infelizmente no Brasil a palavra Tombamento tem outro conceito em relação ao nosso Patrimônio e a situação só vai complicando, como é o caso com o escorregamento de muros de arrimo, deixando a igreja vulnerável”, protestou.

Segundo o engenheiro, as imagens externas da igreja mostram uma imagem muito diferente do que é internamente. “Externamente mostra uma igreja linda”, disse. No entanto, por dentro, tem problemas estruturais, cupim, infiltrações, telhado e etc. A igreja está escorada internamente por tubos metálicos.

O historiador Geenes Alves destacou que a Matriz de SantAtana representa um importante patrimônio cultural para o município. Ele destaca que a centenária igreja de Santana de Patos, edificada em meados do século XIX é tombada como patrimônio cultural do município, sendo um patrimônio a céu aberto, que guarda valioso acervo de objetos e memórias importantes para a história de toda a região.