Com o encerramento das atividades do Hospital São Lucas pelo SUS, a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma reestruturação nos serviços oferecidos à população patense. Novos fluxos de atendimento foram apresentados pelo prefeito Luís Eduardo Falcão e pela secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta e começam a valer a partir de hoje.

Obstetrícia e partos:

A partir desta segunda-feira (18), a Santa Casa será o pronto atendimento para gestantes de risco habitual. Na unidade, elas serão avaliadas e, quando necessário, encaminhadas a um dos hospitais credenciados pelo município de Patos para realização do parto. É importante salientar que nenhuma gestante ficará sem assistência.

“A gestante com até 39 semanas de gestação fará o pré-natal na Unidade de Saúde. A partir de 39 semanas e um dia, a gestante já será atendida no Pronto Atendimento da Santa Casa”, explicou a secretária de saúde.

Os partos e intercorrências obstétricas de alto risco continuam seguindo o fluxo habitual, com atendimento no Hospital Regional Antônio Dias.

Centro Oncológico AZ

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas também ficará responsável pelo suporte para o Centro Oncológico AZ do Noroeste, que atende pacientes em tratamento contra o câncer.

Credenciamento de Leitos

Os leitos clínicos e de UTI da Santa Casa de Misericórdia ainda estão em processo de credenciamento junto à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde. Enquanto isso, a Prefeitura vai bancar os atendimentos para a população.

Agendamento de consultas via Secretaria Municipal de Saúde:

Outro fluxo que será redirecionado é a forma de agendamento de consultas da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, o agendamento acontece com distribuição de cotas, realizada pelas unidades de saúde da família, sem observar, de forma geral, as prioridades por especialidades e o quantitativo de consultas necessário frente à demanda das equipes e da população.

A partir desta segunda-feira (18/10), as USFs utilizarão sistema informatizado para lançar as necessidades detalhadas de cada paciente e de suas consultas. Os dados serão encaminhados para a Central de Marcação (criada pela Secretaria de Saúde), onde profissionais reguladores irão avaliar as prioridades, agendando as consultas de acordo com a gravidade dos pacientes e não mais pelo sistema de cotas por equipe.

Dessa forma a marcação de consultas especializadas acontecerá de forma mais justa e ágil, otimizando e agilizando o serviço das USFs e a resposta ao paciente.

Cirurgias e demandas de exames:

A partir de hoje, a população que necessitar de atendimento dos setores de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Alta Complexidade, deverá dirigir-se à Unidade de Saúde da Família de referência.

Para informações sobre cirurgias ou exames e sobre o transporte intermunicipal para tratamento fora de Patos de Minas, os pedidos serão realizados pelas USFs, e os pacientes terão o retorno em até 24 horas, podendo ser requisitado também on-line, por meio do Aprova Digital.

A mudança aconteceu devido à grande procura nos setores mencionados acima e também à perda de vínculo dos pacientes com suas unidades de atendimento de origem. Com a descentralização e modernização dos pedidos, atenderemos melhor os pacientes e otimizaremos o trabalho dos servidores.