Neste mês, a Girl UP RP vem alertar a comunidade sobre o Outubro Rosa, campanha de conscientização do câncer de mama e o câncer de colo de útero. O câncer de mama é o tipo mais frequente no mundo. De acordo com o INCA, em 2020, foram mais de 2,3 milhões de mulheres diagnosticadas e, no Brasil, foram 64 mil novos casos.

Cerca de 40% das mulheres na faixa etária recomendada deixaram de fazer o exame de prevenção nos últimos anos, com isso o risco de desenvolvimento do câncer aumenta, assim é preciso alertar essas mulheres sobre os fatores de risco e a importância de se realizar o exame.

Os primeiros sinais e sintomas podem ser percebidos pelas próprias mulheres, dessa forma é necessário conhecerem seus corpos e ficarem atentas para detecção de qualquer alteração, podendo realizar o autoexame.

Outra maneira recomendável pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde é a realização da mamografia, exame que pode detectar precocemente permitindo tratamentos menos agressivos e menor probabilidade de óbito.

O câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente na população brasileira. Em 2020, a estimativa de novos casos foi de 16.590 mil (2020-INCA), mas por possuir desenvolvimento lento pode apresentar alta taxa de cura se tratado. Por isso é de extrema importância prevenir e realizar o exame preventivo (Papanicolau) para detecção.

Para melhor entendimento do assunto a Girl UP RP realizará uma live neste sábado (23) às 18 horas, pelo canal do Youtube “Girl UP RP”, onde será discutida a necessidade de conhecer nossos corpos, como manter hábitos saudáveis, onde buscar ajuda médica e a importância do estado emocional. “Não deixem de participar!”, ressaltaram as voluntárias. Mais informações pelo Instagram @girl.uprp e pelo email [email protected].

A Girl Up é um movimento da Fundação ONU presente em várias cidades, estados e países, que treina, conecta e inspira jovens para que juntos lutem pela igualdade de gênero, focando principalmente em jovens meninas ao redor do globo. E a Girl UP RP é um projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba- MG, e tem o intuito de ajudar meninas e mulheres a partir de projetos e eventos trazendo conhecimento e conscientização dos nossos direitos, além de auxiliar no processo de equidade feminina.