A Volta às aulas presenciais gerou uma grande movimentação de pessoas em busca de materiais escolares em Patos de Minas. Algumas papelarias chegaram a vender mais de 80% do estoque. Nossa reportagem conversou com alguns empresários do setor que disseram que não é possível estabelecer uma comparação entre esse ano com os dois últimos. Em razão da pandemia, o ensino era de forma remota e quase não houve venda de materiais.

De acordo com Emílio Magalhães, gerente de uma papelaria no centro da cidade, a expectativa deles está sendo atendida. “Nessa volta as aulas nós estamos conseguindo manter uma média muita boa principalmente por causa do estoque acumulado em 2020 e 2021. Sendo assim a gente conseguiu manter o preço de alguns materiais sem alteração, mas aqueles que a gente precisou repor teve um acréscimo de 25% a 50%” disse ele.


Emílio disse também que em razão de dois anos sem aulas presenciais, muitas pessoas agora estão buscando por mochilas, lancheiras, estojos, ou seja, materiais mais novos uma vez que os estudantes ficaram sem utilizar desses materiais no período da pandemia. Denis Alves, proprietário de outra papelaria no centro da cidade disse que a movimentação aumentou consideravelmente em relação aos últimos dois anos.

Denis disse que já vendeu quase 80% do estoque somente neste início de ano. Segundo ele, muitos materiais que estão sendo vendidos foram estocados ainda antes da pandemia. “Como nós ficamos sem vender em 2020 e 2021, os materiais ficaram aqui na loja e agora que estão saindo. Conseguimos congelar os preços dos materiais que já estavam aqui, mas se precisar fazer reposição, o valor com certeza irá aumentar” disse ele.


Muitas escolas retornarão suas atividades esta semana em Patos de Minas. Outras apenas na semana que vem. Os empresários reforçaram para que as pessoas façam suas compras com calma, mas é preciso pesquisar para não pagar mais caro.