A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou, nessa segunda-feira (16), no Norte do estado, a operação Quero Ver o Oco para cumprimento de mandado de prisão expedido contra um homem, de 43 anos, investigado por triplo homicídio e três crimes de lesão corporal de natureza grave no trânsito. Um outro suspeito, de 26, que contribuiu para a gravidade do resultado foi indiciado pelos mesmos delitos.

Dinâmica do Crime

A investigação apontou que no dia dos fatos, 17 de julho de 2022, durante o Festival Internacional da Cachaça, festa tradicional de Salinas, os investigados teriam ingerido bebida alcoólica durante toda a noite e a madrugada. Depois disso, pela manhã, eles decidiram se deslocar até a barragem da cidade em seus veículos.

Segundo levantado, os homens lotaram ambos os carros, colocando inclusive duas vítimas no banco da frente. Em seguida, foram sentido ao anel viário do município, conhecido por ser uma via estreita, de intenso movimento e alto índice de acidentes.

Ainda de acordo com a investigação da PCMG, antes do fato, os suspeitos trafegavam em alta velocidade fazendo ultrapassagens sucessivas, até um deles perder o controle da direção e capotar várias vezes, atingindo um ciclista, de 59 anos, que morreu. Em decorrência do acidente, outros dois óbitos foram constatados no local, uma jovem, de 17 anos, e um rapaz, de 32, ocupantes do carro.

Sobre a dinâmica dos fatos, o delegado José Eduardo Gonçalves dos Santos, que presidiu as investigações, explica que durante o acidente, enquanto o carro capotava, atingiu o ciclista que percorria pelo acostamento. Na sequência, o veículo se abriu, lançando todos os passageiros para fora. Dois deles morreram e outras três vítimas ficaram feridas. “No mesmo dia, o suspeito foi autuado em flagrante, e a autoridade policial arbitrou fiança de R$ 50 mil. O valor foi quitado e ele foi colocado em liberdade”, informa.

Investigação e prisão

Segundo José Eduardo, as investigações prosseguiram e o conjunto probatório colhido durante os levantamentos policiais, inclusive provas técnicas, permitiu constatar que “ambos os suspeitos assumiram o risco e não se importaram com o resultado, portanto, em decorrência de duas ações, na condução do veículo, de forma voluntária e deliberada, três pessoas faleceram e outras três ficaram feridas”.

O delegado salienta que o motorista do carro foi indiciado por triplo homicídio e por três crimes de lesão corporal grave. Já o outro suspeito de envolvimento, partícipe no crime, também foi indiciado pela mesma conduta. "Os indiciados respondem, na medida de suas responsabilidades, pela participação no resultado", pontua.

O inquérito policial e as investigações respectivas foram concluídas pela Delegacia de Polícia Civil em Salinas, sendo o mandado de prisão cumprido pela equipe da PCMG em Taiobeiras.

O suspeito de 43 anos encontra-se no sistema prisional, à disposição da Justiça.

Fonte: Ascom PCMG