O grave acidente aconteceu na noite desse sábado (18) no km 543 da BR 365, no trevo de Romaria. O motorista de 38 anos teria perdido o controle da direção e a carreta acabou capotando fora da pista. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu preso às ferragens. A carga de mexericas ficou espalhada às margens da rodovia.


De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 20h00, o motorista, identificado pelas iniciais R.C.A., conduzia o M. Benz Axor 2041 de Aguaí, SP para o Nordeste, sendo que, ao passar nas imediações do trevo de Romaria, conforme evidenciaram as marcas de frenagens e arrastamento, o motorista perdeu o controle do veículo na aproximação do bordo esquerdo da ilha central do trevo, ainda em sua entrada.


Os policiais presumiram que, em razão do deslocamento para o lado esquerdo, o motorista tenha tentado compensar o curso deslocando bruscamente o caminhão para o lado direito. Possivelmente, em razão do deslocamento da carga de mexericas, o veículo foi pressionado ao sentido contrário da pista além do que seria o necessário para sua estabilidade.


O motorista não conseguiu voltar com o veículo para o movimento regular. Assim, o veículo tombou e parou sobre o próprio teto, já na faixa de domínio da União. Em razão da posição de parada, toda a carga foi derramada e ocorreram amassamentos na cabine. Somados a esses fatores e ao fato de o motorista estar sem cinto de segurança, o mesmo acabou falecendo.


Como o veículo parou na faixa de domínio e a carga derramada também não estar sobre a pista, não houve necessidade de retenção do trânsito. No momento de destombar o veículo para providenciar a remoção do corpo do motorista foram feitos apenas deslocamentos pontuais, aproveitando-se o lado oposto do trevo, para o qual foram deslocados os veículos que passavam pelo local.


A forte energia do movimento causou sulcos de arrastamento profundos no asfalto. O atendimento à ocorrência foi encerrado às duas horas da manhã.

Estiveram presentes no local, além da equipe da PRF, responsável por sinalizar o local e registrar o acidente no Boletim de Acidente de Trânsitos, uma equipe da PMMG que reforçou a sinalização do local durante todo o tempo; uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que além de auxiliar na sinalização do local, providenciaram o desencarceramento da vítima e sua remoção; e uma equipe do SAMU que se prontificou a atender as vítimas, caso não se confirmasse o óbito ou houvesse outra vítimas não visualizadas presas nas ferragens, além de atestarem o óbito no local; o perito da Polícia Civil de Minas Gerais para realizar o laudo referente a causa da morte; profissionais do guincho de Monte Carmelo, que ajudaram no destombamento do veículo.