Nossa reportagem foi até ao Parque Municipal do Mocambo na tarde desta terça-feira (28) verificar uma denúncia de um despejo de esgoto no local. Nós registramos imagens de uma grande poluição, um lago de esgoto, mosquitos e um mau cheiro insuportável.

A denúncia chegou ao portal Patos Hoje por meio de uma leitora. Segundo ela, as tampas da rede de esgoto que tem dentro do parque estão todas danificadas o que está causando o vazamento de esgoto. Ainda segundo a moradora, o esgoto vai passando pelas represas e está chegando até na lagoa principal do Parque do Mocambo.

Além da poluição e do mau cheiro, os moradores próximos reclamam da incidência de mosquitos da dengue o que pode comprometer a saúde dos frequentadores do parque. Eles pedem uma intervenção imediata por parte da Prefeitura Municipal e uma providência urgente da Copasa para solucionar o problema.

Nós entramos em contato com a Copasa que enviou a seguinte nota:

"A Copasa informa que não tem conhecimento da questão, mas técnicos da Companhia irão até o Parque do Mocambo, em Patos de Minas, na manhã desta quarta-feira (29/09), para avaliar a situação. Se o problema for de responsabilidade da empresa, as providências serão tomadas de imediato.

A Copasa orienta que, para agilizar o atendimento às demandas, quaisquer ocorrências relacionadas ao abastecimento, esgotamento ou tarifação podem ser relatadas pelos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia: Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; WhatsApp Copasa: (31) 9 9770-7000 ou pelo telefone, no número 115."

No dia seguinte, a Copasa enviou nova nota ao Patos Hoje informando que técnicos da Companhia, acompanhados por representantes da prefeitura, estiveram no Parque do Mocambo, em Patos de Minas e, após avaliação técnica, constatou-se que no local há acúmulo de água pluvial e não esgoto. A Companhia esclarece que o sistema de água pluvial é de responsabilidade da administração municipal.