Os moradores da região de Ribeirão da Cota, nas imediações do Aterro Sanitário, em Patos de Minas, estão pedindo o asfaltamento de trecho da estrada de acesso a Boassara. Eles providenciaram por conta própria os projetos para a pavimentação. Um processo administrativo foi aberto na Prefeitura Municipal.

Vilmar dos Reis Pereira é um dos moradores que pedem o asfaltamento. Ele informou nesta terça-feira (09) que a estrada neste momento está muito boa e até pensaram que estavam arrumando para asfaltar, mas é só manutenção mesmo. “Alargaram, compactaram, colocaram bastante cascalho, como pode ver pelas fotos de hoje, está muito boa”, disse.

Mas ele ressaltou que não deve durar muito tempo. “Mas nas chuvas, pelo volume de caminhões, não vai aguentar novamente”, frisou. Segundo Vilmar, os moradores da região fizeram os projetos dos 2,36 km para asfaltar até o aterro, devido ao grande número de caminhões que transita pelo local.

Vilmar explicou que os projetos foram realizados por conta própria, através de vários moradores da região do Ribeirão da Cota que juntaram o dinheiro e pagaram o engenheiro para fazer. “Inclusive já tem um processo digital na prefeitura com estes projetos, o protocolo dele é: 5662-22-PAT-INT”, citou. O morador informou que os projetos foram feitos pelo mesmo projetista que realizou os trabalhos da estrada de Alagoas.

Ele ressaltou ainda que, durante as chuvas, os moradores ficaram ilhados, sendo a ponte do Ribeirão da Cota tomada pelas águas. “Como é um trecho pequeno, a esperança é que a prefeitura asfalte com seu maquinário e recursos próprios, porque é de muito interesse dela e também da empresa de coleta de lixo. Mas se não conseguir com recursos próprios, que pelo menos consiga os recursos”, concluiu.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e recebeu o seguinte posicionamento: "Não há previsão de asfaltamento neste trecho por este momento. Uma das equipes terceirizadas está realizando amplo trabalho de recuperação nessa região."