A situação do esgoto em Varjão de Minas não está nada adequada. Das 5 elevatórias da rede de esgoto existente no município, apenas uma está funcionando. Imagens mostram peixes e animais mortos na represa, além de esgoto correndo a céu aberto. No local, o mau cheiro está insuportável.

De acordo com os moradores, há muitos peixes e animais (capivara) mortos na represa de Varjão de Minas, em uma situação que eles julgaram lamentável. O mau cheiro e a cor escura da água denunciam o despejo de esgoto no local.

De acordo com servidores municipais, a elevatória do Campo Belo II que leva o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto- ETE- nunca teve energia, por isso nunca funcionou. Já a elevatória do Campo Belo I está com o motor estragado, por isso também está sem funcionar.

Segundo eles, o ponto mais crítico é a elevatória na zona rural, perto da represa. Nesse caso, a elevatória foi construída em cima da rede de esgoto, o que acabou danificando a rede, e não tem como interligar, porque ela ficou em um nível mais alto, portanto também sem funcionar.

Com relação à elevatória do Bairro Beija Flor, ela não está funcionando porque a bomba “queimou”. Somente a elevatória do Sol Nascente é que está funcionando.

A administração atual informou que está trabalhando para colocar tudo para funcionar, no entanto o problema vem de anos e é preciso cumprir todos os trâmites legais para realizar as obras.