A Copasa continua enfrentando problemas para evitar vazamentos de esgoto em Patos de Minas. Na tarde dessa quinta-feira (30), moradores da região do bairro Barreiro encaminharam imagens à redação do Patos Hoje mostrando um enorme vazamento de esgoto, que vem causando grande poluição ao meio ambiente. Eles cobram providências.

As imagens feitas por Fabiano Pinheiro mostram o esgoto saindo de um bueiro da Copasa e escorrendo pela vegetação. Os dejetos vão parar dentro do Córrego Limoeiro. “Já está muito esparramado o esgoto. Certamente isso aqui não é de pouco prazo”, disse Fabiano. O que impressiona, no entanto, é o grande volume de dejetos saindo da tubulação.

A informação dos moradores é de que a rede de esgoto da Copasa entupiu e, sem ter pra onde ir, os dejetos transbordam no bueiro da própria Companhia. Além da poluição que está sendo despejada no Córrego, os moradores também reclamam do forte mau cheiro provocado pelo esgoto a céu aberto.

A Copasa informou em nota que o problema foi provocado pelo mau uso da rede e que o problema já foi resolvido.

“A Copasa informa que técnicos da Companhia estiveram na galeria de esgoto localizada nos fundos do bairro Barreiro, em Patos de Minas, na manhã desta sexta-feira (01/10), e regularizaram a situação.

O extravasamento do esgoto foi ocasionado pelo entupimento de um interceptor, em decorrência do mau uso, por isso, a empresa reforça a importância de utilizar corretamente as redes coletoras, não jogando objetos sólidos, óleo ou fazendo ligações das galerias pluviais nas redes coletoras.

A Copasa destaca que, para agilizar o atendimento às demandas relacionadas ao abastecimento, esgotamento ou tarifação, os clientes devem entrar em contato direto com a Companhia e informar o endereço completo, para que as providências para solução sejam tomadas. Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; WhatsApp Copasa: (31) 9 9770-7000 ou pelo telefone, no número 115”.


Denúncia no Mocambo

Com relação à denúncia de acúmulo de esgoto em área de preservação no interior do Parque Municipal do Mocambo, a Copasa informou através de nota que técnicos da Companhia, acompanhados por representantes da prefeitura, estiveram no local e, após avaliação técnica, constatou-se que, na verdade, há acúmulo de água pluvial e não esgoto. A Companhia esclarece que o sistema de água pluvial é de responsabilidade da administração municipal.