
Na visão dos governos Estadual e Federal, a educação parece estar sendo a vilã dos gastos públicos. Após o contingenciamento de gastos nas Universidades e Institutos Federais, o Governo Estadual também está cortando recursos na área que é considerada prioridade para a maioria dos brasileiros. Desta vez, o alvo é a Escola Estadual Professor Manoel Lopes no Distrito de Pindaíbas. Um abaixo-assinado foi criado pelos moradores para evitar o encerramento das atividades da escola.
De acordo com os moradores, no dia 23 de maio de 2019, foi feita uma reunião com a direção da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas- SRE- quando houve a informação sobre o Ofício SEE/SOE n°02/2019 que trata da demanda para organização do atendimento das escolas e da Resolução 7764/95 que indicava o desmembramento, integração e fusão de escolas. Com estes documentos, a Escola Professor Manoel Lopes Nogueira poderá ser fechada em 2020.
Na Justificativa, foi dito que seria para contenção de gastos do estado devido à crise econômica em que o estado está vivenciando. Segundo os moradores, a probabilidade de haver a integração e fusão das escolas de Pindaíbas (E.E Professor Manoel Lopes Nogueira) com a de Areado (Escola Estadual Arlindo Porto) é muito grande e eles temem que isso aconteça.
Foi informado também que Pindaíbas, conforme embasamento legal, tem o número de alunos reduzido enquanto a escola de Areado possui um número maior de alunos matriculados. Também orientou os servidores efetivos lotados e em exercício na escola de Pindaíbas que peçam mudança de lotação em outubro. Ressaltou que as mudanças caso ocorram serão para 2020. A diretora deixou claro “que tanto Pindaíbas, quanto Areado estão na mesma situação, portanto para respeitarem a comunidade de Areado, pois ela é tão vítima quanto nós.”
Após receber a informação, a comunidade se reuniu e formou uma comissão a qual irá representar a comunidade a favor da continuidade do Ensino Médio na comunidade de Pindaíbas. A comissão e a comunidade estão empenhadas em unir forças e tentar recorrer para não permitir o encerramento do colégio na localidade, pois esta é a principal referência da mesma.
A comissão já marcou a primeira reunião que acontecerá dia 30/05 em Pindaíbas a qual terá como objetivo criar estratégias, propostas e planejamentos diante de representantes para que o fechamento da mesma não aconteça. Foi ressaltado que a escola possui um ótimo quadro de docentes, que trabalha com seriedade buscando sempre o aprendizado do aluno, participação ativa dos pais, uma excelente equipe pedagógica a qual se destaca nas avaliações internas e externas, concursos e vestibulares.
Os representantes de pais já haviam criado um abaixo-assinado online contra o fechamento da escola, que já conta com mais de 1000 assinaturas no momento e também, após a reunião, decidiram fazer o abaixo-assinado também em papel.
As pessoas podem assinar o ABAIXO-ASSINADO contra o fechamento da E.E "Professor Manoel Lopes Nogueira" de Pindaíbas aqui!
Comentário mais curtido:
GIson Ribeiro
ESCOLA COM 15 ALUNOS IMPOSSIVEL MANTER
VDD
01/11/2020 16:50Concordo plenamente...
DIFERENÇA
01/11/2020 16:50pindaibas nao é melhor que abelha, a diferenca que abelha produz um doce maravilhoso e pindaiba ta na pintaiba mesmo.
Aff
01/11/2020 16:50Você deveria se atentar para o fato de que no mesmo prédio funcionam duas escolas e diante disso está muito bem esclarecido que a escola a qual se refere a reportagem é a ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MANOEL LOPES NOGUEIRA e nada diz a respeito da Escola Municipal José Paulo de Amorim.
Imposto é roubo
01/11/2020 16:50Em primeiro lugar imposto nem deveria existir. Somos obrigados a pagar impostos e os políticos gastam como água, porque não sabem o qual suado o dinheiro é. Falta educação financeira pra eles e para a população. Digo isso porque não se sabe nem como economizar. Enquanto não tem jeito de não ter político, que pelo os que estão lá saibam fazer boa gestão do NOSSO dinheiro. Essa atitude de fechar a escola foi excelente, já que tinha 28 alunos. Não é possível que não estão vendo isso. O jornalismo tá é morto viu.
Dinheiro de imposto não é capim
01/11/2020 16:50Gostaria de saber se na casa de vocês quando estão muito apertados financeiramente vocês não cortam gastos. Ora, se a escola tem número reduzido de alunos nada mais óbvio que mandar para outra escola que inclusive está a DEZ MINUTOS de distância. E é óbvio que os políticos tem privilégio e que isso deve ser cortado. Não deveria nem existir. O assunto aqui é outro. O governador anterior não pagava nem água e luz das escolas de tempo integral, mas se cortar temporariamente o programa o atual governador sai como errado. Tem 28 alunos em uma escola, a outra está a 10 minutos e já tá tudo acertado, mas é muito mais fácil reclamar do que pensar o óbvio. Pelo amor de Deus!
Abelha
01/11/2020 16:50Fecharam a Escola de Abelha em 1988 e por isso podem fechar a de Pindaíbas também! O povo de Pindaíbas e melhor que o de Abelha?
Cidadã Patense
01/11/2020 16:50População, eu compreendo a indignação de vocês, é totalmente compreensível, a escola é o coração da comunidade, os eventos, a socialização, os empregos. Mas não dá para manter uma escola com 30 e poucos alunos, é completamente inviável, vamos ser coerentes.
Cidadã Patense
01/11/2020 16:50População, eu compreendo a indignação de vocês, é totalmente compreensível, a escola é o coração da comunidade, os eventos, a socialização, os empregos. Mas não dá para manter uma escola com 30 e poucos alunos, é completamente inviável, vamos ser coerentes.
ASP
01/11/2020 16:50Sou a favor do fechamento da Escola Estadual Doutor Sebastião Silvério de Faria que funciona dentro do Presídio Sebastião Satiro. Funciona com poucos detentos por turma e varias vezes apenas um detento dentro da sala de aula com a professora, o que não deveria ser permitido. A grande maioria dos detentos são liberados quando tem audiência com o Juiz ou transferidos para Penitenciárias de Carmo do Paranaíba, Patrocinio, Presidente Olegário quando são condenados. É direito no preso condenado estudar. O Presídio de Patos de Minas é só para preso provisório.
Língua Quente
01/11/2020 16:50Infelizmente tem mais funcionários que alunos. O povo não procria, olha no que dá.
M
01/11/2020 16:50Na verdade a escola que tem maior número de alunos é a Gino André isso tem muita política envolvida porque o certo eram trazer todos os alunos do areado para a Gino André mas fizeram o contrário então o que vem fecha a da pindaíba depois vão querer fechar a nossa
Roberto
01/11/2020 16:50O pessoal de PINDAIBAS tem que entender que as finanças do estado também estão na PINDAIBA, teremos que fechar está escola por falta de alunos e remanejar os remanescentes........
Paulo
01/11/2020 16:50Se não tem aluno suficiente , o óbvio e fechar a Escola e transferir os alunos para outra onde possa funcionar sem prejuízos aos cofres públicos, o que não faz sentido é manter um quadro de servidores para lecionar para gatos pingados......
OBSERVADOR
01/11/2020 16:50Antihamente os alunos andavam ate 10 km pra estudar a pé, sem conforto de van ou onibus escolar na porta. Brigas regionais já ficou no passado, os distritos tem se fortalecer no que sobrou independente ser Bom Sucesso, Major Porto, Areado ou Pindaibas. Tem economizar recursos pra ter um melhor investimento nas escolas e na unificação deixar bairrismo de lado. Hoje é o conforto do asfalto, nao tem poeira e um bom senso resolve.
Contador
01/11/2020 16:50O mal informado se tem tanto jovem assim porque a escola está sem alunos?
PINDAÍBA
01/11/2020 16:50Sou a favor do fechamento da escola. O Estado não pode manter um quadro completo de servidores, na, escola para atender um número mínimo de alunos .
Maria Helena
01/11/2020 16:50No caso citado temos que ser racionais. Para que duas ou três escolas se o número de alunos é suficiente para completar a lotação de uma apenas? Há a necessidade de fusão de escolas porque a população está envelhecendo e os filhos dos atuais moradores não se fixam mais junto ao pais na zona rural ou nos distritos. Muito brevemente o estado arcará somente com transporte para trazê-los para a cidade. Aliás, toda a população, inclusive da cidade de Patos de Minas, está envelhecendo. Escolas do meio urbano que antigamente eram lotadas, tiveram seu número de alunos drasticamente reduzido. Muito provavelmente esse problema também chegará à cidade.
Mal informado
01/11/2020 16:50É o contrário. A população daqui é mais jovem. Muito mal informado você.
Na Real
01/11/2020 16:50Quando o Cidadão tem consciência dos seus atos, este tipo de acontecimento, não prosperam; mas quando o professorado, faz como a Galinha que acompanha Pato, tem que morrer afogado! Hoje o ensino no Brasil, é um dos piores do mundo. Ficaram empurrando com a barriga aquilo que deveria ser sério, agora deu nisso! O senhor Governador: Romeu Crediário Zema, só pensa naquilo...Dinheiro, dinheiro, e dinheiro; pessoas esclarecidas, não votam em governadores, como foi nos últimos pleitos, escolhidos pela a população! Para estes políticos, que assumiram os governos, depois da redemocratização, só fizeram merda com o ensino no país; na realidade, a população brasileira, nunca gostou de ouvir verdades; fica toda melindrada, quando ver declaração como fez o Presidente da republica! A coisa que politico mais gosta, é de eleitor analfabeto, para compra-los, se paga barato, o auto custo para a população é como oque esta ocorrendo agora! E a culpa é dos professores, que não suou a camisa para formar, verdadeiros cidadãos. Na Alemanha, a classe mais bem remunerada é a classe dos professores, lá só os Cientistas ganham mais que um mestre, pois eles são o resultado final de tudo!
Dario
01/11/2020 16:50Ao invés de abaixo assinado é só fazer sinal de arminha com as mãos que a grana aparece!
GIson Ribeiro
01/11/2020 16:50ESCOLA COM 15 ALUNOS IMPOSSIVEL MANTER
contador
01/11/2020 16:50Pindaibas não será a primeira, com a populaçao envelhecendo a tendencia é que fechem outras escolas, pois não terão alunos para todas. Olhando o lado financeiro o certo a fazer é isso mesmo, não faz sentido turmas com 5 alunos.
Gato por Lebre
01/11/2020 16:50Tinha que mudar o nome desse distrito!
russonow
01/11/2020 16:50Realmente os recursos públicos não tem como manter a escola uma vez que não se pode pedir contribuição para manutenção das escolas , a maioria das escolas vão fechar pois não há manutenção adequada , com o tempo o próprio estado e poderes vão ver que a melhor solução e cobrar taxas ou mensalidade para manutenção e manter as escolas funcionando