Mesmo sem dever, uma moradora de Patos de Minas teve que passar duas vezes pelo mesmo transtorno. Ela teve a energia cortada em março e voltou a enfrentar o problema nessa quarta-feira (05). Cleusa Pereira Nunes disse que, das duas vezes, os talões estavam pagos. Os alimentos na geladeira se perderam, não teve como tomar banho e o filho não conseguiu participar da aula na faculdade. A Cemig disse que houve um erro por parte de quem arrecadou o valor, sendo que o dinheiro foi para a Ultragaz e não para a companhia. A empresa reafirmou que a conta continua sem ser quitada e a moradora deve pedir o reembolso e fazer novamente o pagamento.

A moradora do Bairro Jardim Esperança relatou que no mês de março teve a energia cortada. “O funcionário da Cemig chamou aqui em casa, disse que a conta não estava paga e acabou cortando a energia no padrão. Na hora, eu não consegui mostrar que estava paga”, disse. Segundo ela, foi preciso que o marido mostrasse que a tarifa estava paga para que eles voltassem e religassem a energia. “Neste dia foi até rápido”, disse.

No entanto, o problema voltou a acontecer. Nessa quarta-feira (11), por volta das 11h00, o funcionário da Cemig esteve de novo na casa e cortou a energia. Dessa vez, a interrupção aconteceu no alto do poste, sem a moradora ter conhecimento. “Eu sei que foi nesta hora porque eu ouvi batendo no portão, fui vestir a roupa e quando saí, já não vi ninguém. Ao entrar, percebi que a energia havia sido cortada”, falou.

Dona Cleusa destacou que ficou muito nervosa, chorou e por pouco não passou mal. Segundo ela, ligou para a Cemig e a informação foi de que no sistema constava que não haviam sido quitadas as tarifas de fevereiro e março. Foi preciso muita conversa para que eles entendessem que estava tudo quitado. E, mesmo sem dever, de acordo com ela, ficou cerca de 24 horas sem energia e sofreu diversos transtornos.

Ela relatou que a religação só aconteceu na manhã desta quinta-feira (06). “Nós perdemos carne e leite que estavam na geladeira, ficamos sem tomar banho, a bateria do celular acabou, não tinha internet e meu filho perdeu aula na faculdade”, contou. E ela tem medo de que o problema volte a acontecer. A empresa já enviou um aviso de débito informando que as contas continuam sem pagamento.

Após todos os transtornos, a moradora contou que deseja resolver a situação definitivamente e vai tomar as devidas providências. Dona Cleusa disse que vai procurar o Procon e também a Justiça nesta sexta-feira (07). “Nós tivemos prejuízos materiais e também morais. Olha a vergonha que eu passei”, contou informando foi obrigada a recorrer aos vizinhos. Segundo ela, a única conta que não foi paga é a deste mês e isso só não aconteceu porque a tarifa chegou estava semana.

A Cemig nos enviou a seguinte nota:

O imóvel do endereço informado tem sido reincidente em cortes de energia por inadimplência nos últimos meses. A conta vencida em 18/2 está em aberto e gerou a suspensão do fornecimento.  Ainda segundo a Cemig, de acordo com o comprovante, o pagamento foi feito através do convênio com a Ultragaz, tendo havido falha no arrecadador, sendo que o valor foi pago à Ultragaz e não para a Cemig.