Já imaginou levantar de manhã e, ao entrar no banheiro, encontrar um escorpião caminhando pela toalha? Foi o que aconteceu com uma moradora do bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas nesta quinta-feira (11). Ela está preocupada, já que não é a primeira vez que encontra escorpiões em casa.

Ana Cláudia Gomes Raiel é moradora da rua Paulo Edson Pereira no bairro Jardim Panorâmico. Ela diz que os vizinhos também já relataram a presença de escorpiões em suas casas. Ela mesma já encontrou três animais como este em sua residência. Embora tenha um lote vago nas imediações, a moradora não sabe de onde os escorpiões estão vindo.

O escorpião é um dos animais peçonhentos que mais matam no Brasil. A ferroada, além de muita dor, causa ataque cardíaco e edema pulmonar, podendo ser fatal, principalmente em crianças e idosos. Segundo dados do Ministério da Saúde, só em 2019, foram registrados mais de 156 mil casos de picadas de escorpiões.

Esta época do ano, com calor intenso e chuvas, é propícia ao aparecimento dos escorpiões. Este animal é de hábito noturno e se esconde durante o dia, mas manter os locais limpos e organizados e realizar a dedetização para acabar com insetos que servem de alimentos são formas de evitar o aparecimento dessa espécie.

O Patos Hoje entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonoeses. A orientação é para que, em casos de infestação como parece ser no Jardim Panorâmico, é para que os moradores entrem em contato com o órgão pelo telefone (34) 3822-9624 e agende uma visita.