Um córrego localizado na zona rural de Patos de Minas pode estar com os dias contados. Um morador da zona rural de Patos de Minas procurou a redação do Patos Hoje para denunciar uma grave situação. Segundo ele, os proprietários de uma fazenda vizinha estão utilizando a água de um córrego para irrigar suas plantações e isso está fazendo com que o córrego seque dia após dia. Ele chegou a acionar a Polícia Ambiental que multou o proprietário, mas por lei, não pode impedir a irrigação para não matar a plantação.

Segundo o morador, que preferiu não se identificar, essa situação vem acontecendo há um ano. Ele ressaltou que o córrego foi secando aos poucos porque os proprietários de uma fazenda vizinha estão bombeando a água para irrigar uma plantação. Nossa reportagem esteve no local e registrou imagens do quanto o córrego está sendo castigado. Em alguns lugares, é possível caminhar onde antes era coberto pela água.

Uma cachoeira, que até pouco tempo embelezava o córrego, já não existe mais e as pessoas temem que os peixes não sobrevivam por muito tempo. Segundo o morador, as bombas sugam água do córrego 24 horas por dia 07 dias na semana e, se continuar assim, pode causar danos irreparáveis. O morador contou que acionou a Polícia Ambiental recentemente.

Ele disse que os militares foram ao local, registraram a ocorrência e multaram o proprietário da fazenda, mas disseram que a lei não os permite impedi-lo de bombear a água do córrego enquanto ele não terminar de colher o que já plantou. Temendo pela seca completa do córrego e a morte de vários animais, os moradores próximos pedem para que as autoridades competentes tomem alguma providência urgente.