O caso do morador de Patos de Minas que construiu uma verdadeira fortaleza contra invasores não deve ter um final tão trágico. O homem de 46 anos perdeu o rim e teve o intestino perfurado, mas se recupera bem.

A história foi mostrada pelo Patos Hoje no sábado (09) à noite. Utilizando-se de ratoeiras, serras e diversos materiais, ele construiu pelo menos 2 armadilhas com espingarda calibre 12 que ele próprio fabricou de forma artesanal.

Por um descuido ou esquecimento, ele acabou se tornando vítima da emboscada. O tiro de calibre 12 atingiu suas costas e saiu pela barriga. O projétil lhe perfurou o intestino e atingiu o rim de forma violenta, não sendo possível recuperá-lo.

Apesar dos ferimentos e da perda do órgão, ele passou por cirurgia no Hospital Regional Antônio Dias e, o quadro de saúde dele, nesta segunda-feira (11), é de estabilidade, respirando em ar ambiente. Os médicos acreditam que ele vai se recuperar bem.

O caso teve uma grande repercussão em todo o estado. Diversas equipes policiais tiveram um trabalho melindroso, inclusive com uso de escudo balístico, para desarmar as armadilhas, feitas de forma muito engenhosa e altamente funcionais.

Os militares desarmaram na residência duas armadilhas feitas com espingarda calibre .12, 3 armadilhas para capturar ursos ou animais de grande porte, as trancas eram reforçadas, existiam vários cadeados e até os varais eram eletrificados. Dentro de um cofre, foram apreendidos um revólver calibre .38 e uma escopeta calibre 12.

E não foi só isso. Os policiais verificaram que no imóvel havia concertina, cerca elétrica e um vasto sistema de vídeo monitoramento tudo ligado em energia fotovoltaica, o que mesmo desligando o padrão continuava a funcionar.

Segundo o Sargento Peres, vizinhos relataram que o morador que chegou a ser Cabo do Exército Brasileiro possui problema emocional com mania de perseguição e pouco falava com os moradores. O policial destacou que nunca tinha visto algo parecido. “Nós já atendemos ocorrência envolvendo pessoas com problemas mentais, mas nada parecido com isso”, disse.

Após se recuperar, o morador terá que dar explicações para a justiça. A ocorrência policial do fato foi registrada e ele deve responder no mínimo por posse ilegal de arma de fogo.