Os vândalos voltaram a agir contra o Monumento ao Homem do Campo, também conhecido como “Homem do Balaio”. Nesta sexta-feira (10), ele apareceu com pichações e sem o cigarro de palha. O Monumento foi inaugurado no aniversário de Patos de Minas em 1961 e já sofreu por diversas vezes ações como esta.

O monumento apareceu nesta sexta com a boca e os olhos pintados com uma tinta preta e também com a escrita de um suposto perfil do Instagram na base da estátua acompanhado da seguinte interjeição: “chama lá”. Ainda está pichada, com letras pequenas, a indicação de dois outros perfis em outro lado da obra.


O Homem do Balaio também voltou a perder o cigarro de palha que ficava em sua boca. E não para por aí o desrespeito. É possível ver que outra pichação, de um órgão genital masculino, havia sido feita recentemente no monumento, nas costas do pedestal. Essa pichação foi apagada, mas ainda ficaram marcas do dano.

A obra já foi alvo de vândalos por diversas vezes. Inaugurada no dia 24 de maio 1961, aniversário de Patos de Minas, ela foi restaurada pela última vez em 2016. O artista plástico José Batista Almeida, natural de Patos de Minas, foi quem realizou o trabalho. Foram gastos R$24 mil do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e toda a escultura foi recuperada.

A obra de 61 anos está situada na Praça da Avenida Getúlio Vargas, entre os quarteirões das ruas Marechal Floriano e Farnese Maciel. O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento: “A Dimep- Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural- tomou ciência do ocorrido e, de forma mais imediata, programa a pintura do monumento. A diretoria já vem estudando alternativas para restaurá-lo”.