
Uma missão organizada pela Agência para o Desenvolvimento de Patos de Minas – ADESP – levou lideranças do município ao Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos para que eles pudessem conhecer o processo de exploração de gás natural naquele país. Eles visitaram empresas, conheceram poços de perfuração e voltaram para o Brasil bastante otimistas.
As lideranças que participaram da missão acreditam que a exploração de gás pode mudar a realidade da região, assim como aconteceu nos Estados Unidos. Os investimentos são altos, cada poço de exploração perfurado custa em torno de R$ 50 milhões de dólares. O setor movimenta a economia, gerando emprego e renda e melhorando a vida das pessoas.
O presidente da Fiemg regional Patos de Minas, João Batista Nunes Nogueira, disse que estava pouco otimista com relação à exploração de gás, mas que mudou completamente de opinião após a visita aos Estados Unidos. Ele também se diz otimista com relação à região, tendo em vista que as empresas investiram em pesquisas muito mais do que o compromisso feito com o governo. “Se não tivesse gás aqui, as empresas não teriam investido além do que estava previsto”, destacou o presidente da Fiemg. Cerca de R$ 500 milhões já foram gastos em pesquisas na região.
Os empresários trouxeram um vídeo explicando como funciona o processo de exploração de gás nos Estados Unidos. O sistema vem avançando e, apesar da proximidade entre um poço e outro, o dano ao meio ambiente é mínimo. De acordo com o Fagner Oliveira, pró-reitor do Unipam, havia uma preocupação com danos ambientais que foi amenizada diante dos resultados alcançados pelos pesquisadores americanos.
Como as empresas que detém a concessão para a exploração de gás na região possuem capital aberto e estão presentes nas bolsas de valores, a disponibilidade de informações é pequena, mas os empresários acreditam que dentro de três anos é possível iniciar a exploração de gás por aqui. O presidente da CDL, Eduardo Castanheira, destacou a viabilidade do negócio e disse que todos devem incentivar o negócio.
A maior preocupação agora é com a legislação. O Brasil ainda não possui uma lei que regulamenta a exploração de gás no território nacional. As lideranças que participaram da missão afirmam que o próximo passo agora é fazer com que as autoridades brasileiras regulamentem o setor aprovando uma lei.
Autor: Maurício Rocha
Comentário mais curtido:
cludio
eu, vc, seu vizinho! todos nos pagamos!
LUCAS SOUZA
31/10/2020 18:35PARABENS A ESSA AGENCIA DE PATOS DE MINAS....ESSE É UM GRANDE PASSO..
Luís Tavares
31/10/2020 18:31Tem gente aí que está à frente de entidadede classe há mais de 17 anos e não larga de jeito nenhum! Patos da alternância e das oportunidades! Mude isto, Toninho Andrade!
Paulo de Castro
31/10/2020 18:31Senhores, no ano passado esteve aqui em Patos de Minas os representantes da Gasmig(Cemig e Petrobras) empresa "dona" do gás, e em uma palestra realizada no auditorio da CDL os representantes foram claros: caso os poços de gás natural perfurados aqui na cidade dê vazão NÃO significa que este gás fique na cidade, ele passará do estado gasoso para o líquido e será enviado para BH, pois na cidade não há demanda, um dos motivos é o gás custar 60% mais do que a biomassa(lenha de eucalipto) CEMIL, PATENSE, PREDILECTA, SUINCO, HEBROM, AGROCERES, COOPATOS, TERRENA, RIBER, MERCIFRAN, CERÂMICAS, LACTOWAL etc...etc... continuarão consumindo biomassa.
Nykiel
31/10/2020 18:31Olá deixando minha opinião... Infelizmente não vai existi perfuração e a extração de petróleo e gás sem danos ambientas embora traga muitas rendas as cidades....Eu trabalhei nessas perfurações de minas e por experiência própria os danos as meu ambiente não são tão absurdos...
Gilmar
31/10/2020 18:31Os donos somos nós Brasileiros, o comando será do PT e a parte de exploração é da Petrobras. Essa visita foi mera curiosidade mesmo, ninguem mais que a Petrobras pode explorar ou contratar parceria com terceiros para isso.
Ricardo
31/10/2020 18:31QUEM VAI SER O DONO DE TUDO ISTO,o E ou o A qual dos dois coroneis vai madar ai ,porque esta cidade precisa de políticos novos com futuros
Mestre
31/10/2020 18:31Muito complicado essas perfurações, nos EUA as manifestações "contra" essa extração de gás é muito forte. Agora muito estudo ainda tem que ser feito, para começar tem que aprovar uma LEI FEDERAL para essas atividades.
Xisto no Espaço
31/10/2020 18:31Extração de gás, poluição total. Riscos para os cursos d'água e lençóis freáticos. Excesso de resíduos e eventuais riscos sísmicos. É só ver a manifestação nos Estados Unidos contra este processo de "fracking".
S.O.S. PATOS
31/10/2020 18:31Que otimismo... ehhhh. Bela viagem. Bela conclusão!!!??? Com a grana da corrupção na Petrobrás e com o valor da refinaria de petróleo que o Lula doou ao seu simpatizante da Bolívia daria para extrair gás em Patos de Minas! Pobre de nós que só nos resta o otimismo!!!
cludio
31/10/2020 18:31eu, vc, seu vizinho! todos nos pagamos!
Alerta
31/10/2020 18:31Estudos em países com a extração desse gás comprovam a DESTRUIÇÃO que todo esse processo causa... Autoridades ambientais de Patos de Minas e região fiquem de alerta... Nem tudo é o que parece ser!
Gão Original
31/10/2020 18:31"Lideranças".... muito engraçado esse termo.
Marco Aurelio
31/10/2020 18:31Quem pagou a viagem dessas "lideranças"?!?!?
Gão
31/10/2020 18:31Pesquisas sobre danos ambientais, financiadas pelas próprias empresas que fazem a exploração, são muito questionáveis quanto à própria cientificidade e objetividade.