O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT/MG) e a Defensoria Pública da União (DPU) recomendaram à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG), nessa quinta-feira (08), a suspensão, em até 48 horas, dos jogos de qualquer campeonato de futebol, "seja nacional, regional, estadual ou local; feminino ou masculino; profissional ou das categorias de base e intermediárias", com possível retorno somente quando a situação epidemiológica permitir.

A Recomendação considerou o aumento da média móvel de mortes diárias pela covid-19 em todo o país, o que levou à decretação de medidas restritivas às atividades não essenciais e imposição do toque de recolher em diversos estados brasileiros.

Além disso, de acordo com o documento, foram registrados 320 casos da doença entre atletas e equipes técnicas na Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, além de registros de hospitalizações e mortes de dirigentes, técnicos e auxiliares. A Recomendação ainda destacou as possíveis sequelas neurológicas e no sistema cardiovascular da Covid-19, que é preocupante em atletas profissionais e de alto rendimento.

O descumprimento da Recomendação poderá implicar na adoção de providências administrativas e judiciais cabíveis contra os responsáveis que se mantiverem inertes em relação à situação apresentada no documento.

Fonte: Ascom do Ministério Público de Minas Gerais