Os 530 municípios do Circuito Pecuário Leste de Minas Gerais terão, a partir deste semestre, um novo calendário de vacinação contra febre aftosa. Os municípios localizados na margem direita dos rios Grande e São Francisco passarão a vacinar seus rebanhos nos meses de maio e novembro. As datas são as mesmas adotadas no Circuito Pecuário Centro-Oeste, que é composto pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

O calendário foi unificado pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) a pedido do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), órgão representativo dos secretários de Estado de Agricultura de todo o Brasil e é parte do grande esforço das autoridades sanitárias brasileiras para a erradicação da doença no país até o final de 2010.

A mudança no calendário de vacinação permitirá que as etapas de imunização em grande parte do Brasil sejam promovidas na mesma época, o que facilitará enormemente no trânsito de animais. Para isso, o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, chama atenção dos pecuaristas mineiros para que, durante o mês de outubro, os animais com origem nos locais que tiverem o calendário alterado deverão ser imunizados quando destinados a trânsito interestadual, respeitando os prazos de carência para movimentação, previstos na Instrução Normativa de nº 44/2007. O diretor informa que serão dispensados da vacinação os animais destinados ao abate imediato, desde que comprovem as três últimas vacinações consecutivas.