O Aeroporto Internacional Tancredo Neves recebe, nesta quarta-feira, (5), às 10h30, o vôo inaugural Miami/Belo Horizonte. A nova rota aérea internacional será operada pela American Airlines, inicialmente com três vôos semanais, sem escalas. A efetivação da nova rota internacional integra o programa Decola Minas, do Governo do Estado, que busca ampliar o número de novos vôos internacionais e fortalecer o fluxo aéreo regional a partir da capital mineira.

“Minas Gerais experimenta um momento de incremento e desenvolvimento em todas as áreas, com destaque para o segmento do turismo, a partir de agora interligado ao mercado norte-americano, apresentando todos seus atrativos, sua singular cultura, história, gastronomia e, principalmente, a hospitalidade de seu povo”, comemora a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina. De acordo com a Pesquisa de Demanda do Turismo Internacional, realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, cerca de 700 mil norte-americanos visitaram nosso país em 2007, motivados por negócios, eventos e convenções, visitar amigos e parentes, lazer e outros.

O funcionamento da rota

A empresa aérea irá operar as rotas com a aeronave Boeing 767-300, que possui 28 assentos na classe executiva e 195 na cabine principal. O vôo da American Airlines, com cerca de oito horas de duração, sai de Miami às terças, quintas-feiras e sábados, às 23h15 (hora local), e chega ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves às 10h20 do dia seguinte (horário local). No sentido inverso, o vôo parte de Belo Horizonte às quartas, sextas-feiras e domingos, às 23h50 (horário local), e chega a Miami às 4h55 do dia seguinte (horário local). Para o período de 22 de dezembro a 26 de janeiro de 2009, a empresa já anunciou operação quatro vezes por semana, com saídas de Belo Horizonte às segundas, quartas, sextas e domingos.

"Minas Gerais sempre foi um mercado muito importante para a American Airlines, por isso já operamos por 10 anos aqui e estamos voltando agora com vôos diretos para Miami, três vezes por semana. Minas é o quarto mercado mais importante para a companhia e era impossível voarmos para o Brasil sem chegarmos direto até Belo Horizonte", afirma o diretor Comercial da American Airlines para o Brasil, Dilson Verçosa.

A American Airlines é hoje uma das companhias aéreas estrangeiras com maior representatividade no mercado brasileiro, sendo a que opera o maior número de vôos do Brasil para os Estados Unidos, onde possui hubs que permitem conexões para mais de 250 destinos. O hub da American Airlines em Miami oferece conexões convenientes aos passageiros que partem de Belo Horizonte para dezenas de cidades na América do Norte e na Europa.